Editorial

Escrever o editorial do “Chão de Areia”, edição inaugural online, é, por um lado, factor de satisfação: a escola acompanha as evoluções tecnológicas do mundo actual, e, por outro, motivo de grande expectativa: será a escola capaz de assumir a dianteira no debate de ideias e na sua valorização, perante a comunidade?
Neste início de caminhada, importa, antes de mais, delimitar os princípios que devem ser a fonte de inspiração do projecto. Neste contexto, recordo, Italo Calvino e o seu último livro, “Seis propostas para o próximo milénio”. O objectivo de Calvino era sugerir alguns valores centrais para a literatura do milénio: a leveza, a rapidez, exactidão, a visibilidade, a multiplicidade e a consistência.
A leveza como antónimo da complexidade estéril. A rapidez, como factor indispensável à justiça e à verdade. A exactidão como sinónimo de rigor, imparcialidade, perfeição. A visibilidade como elo indelével à democraticidade. A multiplicidade como respeito pela diferença de opinião. A consistência como sinal de fiabilidade e durabilidade.
Nortear a publicação do “Chão de Areia” por estes valores é garantir um produto de qualidade e verdadeiramente significante para toda a comunidade.

Mãos à obra e muito trabalho. Nada se alcança sem ele.

Nuno Cabanas  (Director do Agrupamento)

Enviar