A Escola conquistou o Galardão Eco-escolas

DSC06386O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS.

A atribuição dos Galardões Eco-escola, por parte da ABAE é o reflexo da cada vez maior importância dada aos valores ambientais. Trata-se de um projecto coordenado nas escolas pelo Eco-conselho e este é apoiado pela divisão do ambiente da Câmara Municipal de Sintra. Na composição do eco-conselho estão representados todos grupos de interesse da escola: professores, encarregados de educação, alunos, pessoal não docente e o município. O processo está organizado em torno de uma metodologia de trabalho muito simples e por conseguinte clara e apelativa, promovendo a capacidade de equiparar os resultados iniciais e finais alcançados, de acordo com uma auditoria ambiental de tratamento estatístico, também ele, agilizado. A referida auditoria divide-se por diversas áreas ambientais: espaços exteriores, resíduos, água, biodiversidade, energia e ruído.     

No arranque do presente ano civil, foi aplicada pela primeira vez a auditoria interna e a mesma revelou carências significativas nos vários dos domínios em análise. Foi então necessário definir um plano de acção que atenuasse as deficiências identificadas.

A conquista da Bandeira Verde representa o reconhecimento do projecto Eco-escolas, designadamente a concretização do seu plano de acção. Esta distinção é ainda mais significativa, uma vez que a mesma também representa um salto qualitativo num muito curto espaço de tempo. Neste momento somos considerados uma escola “Amiga do Ambiente”.

A cerimónia de entrega do galardão que teve lugar em Santa Maria da Feira, dia 29 de Setembro, tem um grande valor simbólico e deverá contribuir para promover a generalização de comportamentos ambientalmente correctos, por parte de todos os membros da comunidade educativa. O presente ano lectivo deve representar a consolidação dos progressos alcançados e essa é uma das tarefas mais sensíveis que temos pela frente. A obtenção deste verdadeiro objectivo colectivo só será possível com uma participação massiva. No âmbito curricular é necessário potencializar as áreas de projecto e a formação cívica para promover a efectiva participação dos alunos, mas a vertente mais determinante é certamente a alteração dos pequenos gestos: a colocação do lixo nos locais próprios, o cuidado com os espaços utilizados, a utilização parcimoniosa do papel e da água, o desligar das luzes e dos computadores. Enfim, adoptarmos todos, cada vez mais, uma postura ambientalmente responsável e exigirmos dos outros o mesmo comportamento.     

Neste momento é importante dar os parabéns ao trabalho realizado e continuar o caminho…com empenho, determinação e vontade.

Para mais informações, consultar http://www.abae.pt/programa/EE/inicio.php 

Por Nuno Cabanas

DSC06383

Enviar