Cogumelos: as “Máquinas recicladoras” da Natureza

cogumelosEstamos no Outono, a altura ideal para encontrarmos cogumelos nas florestas e bosques. É fundamental entendermos o que afinal são os cogumelos e a grande importância que têm para a natureza e, no fundo, qual a razão de ser um cogumelo a mascote do Projecto Eco-Escola.

Desde há muito se percebia que os cogumelos (será mais correcto chamar-lhes fungos) não eram bem plantas, mas só recentemente (1969) foi proposta uma separação, já demasiado óbvia, do reino dos fungos do das plantas.

O que habitualmente designamos por cogumelos são, na realidade, as pequenas partes visíveis de curiosos organismos subterrâneos – os fungos – que em certas regiões do mundo podem atingir vários quilómetros de extensão!

O verdadeiro corpo do fungo é constituído por uma rede subterrânea de filamentos (as hifas formadas por células cuja parede celular tem uma estrutura de quitina, como muitos insectos) que compõem, no seu conjunto, todo o corpo multicelular do fungo.

Os cogumelos são apenas as extremidades reprodutoras desse vasto conjunto, ou seja, são como que os seus frutos. Um único cogumelo pode produzir mais de 700 biliões de esporos que funcionam como as suas verdadeiras sementes, mas que devido às suas dimensões microscópicas, dificilmente são visíveis.

É fundamental que não destruamos os cogumelos de forma a eles se poderem continuar a reproduzir e a fazer o seu importante trabalho silencioso.

Os fungos são de extrema importância para a vida dos bosques. São as verdadeiras “máquinas recicladoras” da natureza pois alimentam-se desfazendo e absorvendo os restos caídos no solo dos bosques (folhas, cascas, frutos, troncos, etc.), devolvendo depois à terra os minerais neles contidos e mantendo assim, de forma estável, a quantidade de nutrientes disponíveis no solo e que servem para as plantas se alimentarem.

É de facto extraordinária esta função dos fungos que continuamente reciclam os restos das plantas de forma a servirem de novo como alimentação das mesmas.

Espero que tenham ficado a conhecer melhor o que são os cogumelos e que contribuam através da sua preservação, para um melhor ambiente e uma natureza cada vez mais saudável. Vivam os Cogumelos!

  Por  António Miranda

cogumelo

DSC00073

DSC00074

DSC00075

DSC00081

DSC00082

DSC00083

DSC00086

DSC00087

DSC00089

DSC00092

DSC00094

DSC00099

DSC00101

DSC00406

DSC00448

DSC00540

DSC00542

DSCN1720

DSCN1757

DSCN2526

DSCN2528

DSCN2555

DSCN2560

PC080009

PIC_1668

5 comentários para “Cogumelos: as “Máquinas recicladoras” da Natureza”

  1. Num hospital deste país estão 2 doentes transplantados aos f´gado por intoxicação por cogumelos e mais três adultos à bica, alguns pai e filho muito jovem e ainda uma criança no pediátrico.
    Valerá a pena consumir cogumelos sem ser de “lata”?
    Sempre os apanharam e sempre os comeram, desta vez aconteceu. Pois é, são as mutações.
    Pensem bem ou então informem-se.

  2. As imagens são lindíssimas e o texto muito interessante!
    É importante lembrar que é MUITO PERIGOSO a colheita de cogumelos para consumo, porque há espécies que são extremamente venenosas!

  3. correcção à correcção do texto: onde se lê “não são as estruturas reprodutoras das plantas, mas sim as plantas.” deve antes ler-se não são as estruturas reprodutoras das plantas, mas sim as flores

  4. Além da informação, são-nos oferecidas imagens lindíssimas.
    Quase lhes sinto o cheiro… aquele cheirinho que só sentimos lá bem no fundo das florestas ou à beira dos riachos… e a aragem fresca a passar-me pelo nariz e pelas orelhas, recordando-me que vem aí o Inverno.
    Parabéns e bem-hajas por partilhares connosco estas belas imagens !
    Deonilde Almeida

  5. Belo texto sobre os cogumelos! Já agora, obrigado pela explicação sobre o porquê da escolha de um cogumelo para mascote do eco escolas.

    Muito haveria para dizer sobre estes organismos, sobre a sua fisiologia, sobre a sua relevância ecológica e sobre as suas aplicações na indústria alimentar e farmacêutica. Fica apenas uma curiosidade… Foi graças a um fungo, que acidentalmente cresceu sobre uma cultura de bactérias, na década de 20, do século passado, Alexander Fleming descobriu a penicilina. Esta descoberta valeu-lhe mais tarde o Prémio Nobel.
    PS – vício de professor em corrigir os textos dos outros: A analogia entre os cogumelos e os frutos não é correcta, visto que estes não são as estruturas reprodutoras das plantas, mas sim as plantas.

Enviar