A Exumação do Modelo de Avaliação do Desempenho dos Professores

Imagem: http://sol.sapo.pt/blogs

Preparo-me para proceder à exumação do Modelo de Avaliação do Desempenho dos Professores. Estes procedimentos apropriam-se mais a mortos que por algum motivo, tenham valor. Não é o caso, e só por isso, esta actividade já me aborrece.

Foram dois anos de enorme tensão, e pessoalmente, vislumbro muito poucas virtudes no processo, para além do reforço da nossa consciência colectiva e do sofrimento ser um belíssimo modo de amadurecimento.

Apraz-me constatar a forma cordial e moderada como todo este processo foi desenvolvido no nosso Agrupamento e não querendo retirar qualquer mérito a todos aqueles que terão menções de excelente ou muito bom, os resultados deste processo estarão indelevelmente manchados de injustiça, arbitrariedade e alguma falta de objectividade.

Não existe nada de novo nesta minha posição e, permitam-me constatar com algum orgulho, que a informação de serviço que fez de mim, um vilão aos olhos da tutela, é hoje, finalmente reconhecida com a interpretação correcta da Lei. Não são precisos os objectivos individuais para que possa realizar a avaliação dos docentes.  

Regressando ao processo da exumação, parecendo paradoxal, irei esforçar-me ao máximo para atribuir as classificações mais sérias e justas, esta foi também, certamente, a postura dos restantes avaliadores. Nenhuma classificação será atribuída, apenas pelo simples facto de existir cota. É uma obrigação profissional e uma forma de estar na vida.   

Enfrento esta fase final como um enorme sentimento de esperança. As principais questões, há muito defendidas, como o fim da separação da carreira, a necessidade de haver uma formação séria e em simultâneo com algum tipo de voluntariado, para os avaliadores, a simplificação do processo, a valorização do Conselho Pedagógico, a valorização do desenvolvimento profissional formativo. Enfim, um novo ciclo…

 Até lá, saibamos viver com os males que todo este processo criou…após a decisão aprovada na Assembleia de República, na passada 6ªfeira, não vamos poder apagar todos os seus efeitos.

 Por  Nuno Cabanas

Um comentário para “A Exumação do Modelo de Avaliação do Desempenho dos Professores”

  1. Vilão para uns e herói para outros, lá está, não se pode agradar a “gregos e troianos”! Pelo que vi na internet os troianos eram muitos…

Enviar