HALLOWE’EN NA ESCOLA

Acabámos de atravessar a época das colheitas. Mesmo estando numa zona rural, muitos de nós nem damos por isso. Falo por mim, para quem a colheita é sobretudo de avaliações. Com a diferença de que esta se repete cerca de duas vezes por trimestre e pertence sobretudo aos alunos. Mas falo de colheitas para lembrar que, na natureza, elas marcam o fim da época produtiva do ano e o começo de uma época mais parada, em que muita coisa fica em suspenso.

Nas culturas Inglesa e Americana celebra-se o Hallowe’en, palavra derivada da expressão “All Hallows Eve”(noite de todas as assombrações), tradição que remonta aos antigos celtas. Estes celebravam os ritmos da natureza ao longo do ano, e, nesta altura, celebravam os últimos dias de calor e a chegada do tempo frio. Comparavam-nos à morte que se sobrepunha à vida, até tudo se renovar e renascer na Primavera. Acreditavam que a noite do último dia de Outubro era a única do ano em que os espíritos dos que já tinham falecido podiam regressar. Todos se fechavam em casa, deixando alguma comida à porta para contentar os espíritos que por lá passassem, e que doutro modo os poderiam assombrar.

Vem daí o “trick or treat” feito pelas crianças: se me deres um doce já não te prego um susto! Também as lanternas feitas com abóboras decoradas tiveram uma origem prática: serviam para dar luz às almas que buscavam o descanso eterno. A associação a seres fantasmagóricos ou sobrenaturais e às cores preta, roxa e laranja é fácil de explicar.

Voltando à questão das colheitas, recebemos belíssimos trabalhos em cartolina sobre o Hallowe’en. Os alunos do 5º e 6º ano foram bastante criativos e originais e enfeitaram a escola com os seus trabalhos para essa actividade.

 Por   Isabel Botelho

 

4 comentários para “HALLOWE’EN NA ESCOLA”

  1. Dizia alguém que não há coincidências …. lol

    Quanto ao repto lançado, lembrei-me que antes de chegarem ao novo mundo e descobrirem as abóboras, usavam nabos. Logo, se calhar já andam à solta durante todo o ano. 😉

  2. Então o “Pão por Deus” não começou em 1755, com o Inverno de fome que se sofreu nesta região, após o Terramoto? 🙁
    Era a versão divulgada… ou é uma coincidência?Quanto ao hallowe’en… no próximo ano, vamos libertar abóboras e bruxas pela Escola?… 😉

  3. E pensar que já lhe podíamos ter divulgado mais sobre o assunto! lol
    Pois é! Ainda temos muito de celtas em nós… A tradição do Pão por Deus e do próprio Dia de Todos Os Santos vêm das tradições celtas de que falei no artigo.
    Já a parte comercial de querer importar uma tradição de vender máscaras e ornamentos alusivos em Outubro é que não me agrada nada!
    E pensar que ao dar a conhecer essa parte da cultura anglo-saxónica, estou tambem a contribuir para isso….
    De qualquer forma, obrigada pelo comentário. 🙂

  4. Ora aqui está mais uma aprendizagem! Não sabia nada sobre a tradição do hallowe’en.

Enviar