Vale a pena navegar…

UnescoA Biblioteca digital da UNESCO já está on-line (www.wdl.org/pt).  A sua plataforma digital permite consultar gratuitamente manuscritos, imagens, livros, mapas, filmes e gravações de bibliotecas e instituições de todo o mundo. Os seus sistemas de busca permitem aceder a documentos em sete línguas diferentes, incluindo o português, e de uma forma extraordinariamente simples.

Só para vos aguçar o apetite, podemos encontrar cartas de Cristóvão Colombo  e de Americo Vespucio, por alguns considerado o descobridor da América. A deste último, datada de cerca de 1507 e dirigida a Lorenzo di Medici, tem o sugestivo título “Sobre o Novo Mundo ou Paisagem Recentemente Descoberta pelo Ilustre Rei de Portugal através dos Maiores Pilotos e Peritos Marinhos do Mundo”. Podemos ainda encontrar o “Plano Geral da Cidade de Lisboa” (o que chamamos hoje de planta) de 1785, após a reconstrução da cidade levada a cabo pelo Marquês de Pombal e na sequência da destruição provocada  pelo terramoto de 1755.

Mas não vos aborreço mais. Muitas e muitas coisas interessantes da nossa História e da História de outros Povos, aqui podeis encontrar. Toca a navegar!

Por Pedro Fonseca e Silva  (Encarregado de Educação)

Enviar