Almoço de Natal e homenagem aos professores e colaboradores aposentados

O 1º Período encerrou com o habitual almoço de Natal, bem adoçado de sobremesas, condizendo com a quadra festiva.

O almoço foi precedido de uma cerimónia de homenagem a todos os que, ao longo do último ano, se foram aposentando.

Chegados ao final da carreira, alunos e colegas deixarão de contar com a sua presença na Escola. Essa ausência, será sentida apenas no dia-a-dia, pois a marca que deixaram não será esquecida.  Essa memória foi expressa, com grande emoção, na apresentação de imagens que o pessoal não docente preparou para, globalmente, homenagear as colegas aposentadas. As imagens, evocando bons tempos de convívio, estavam legendadas com palavras amigas, alusivas às marcas de carácter que cada uma imprimiu nas colegas, com quem trabalharam ao longo de muitos anos.

A cada aposentado foi entregue um quadro personalizado, de reconhecimento e agradecimento pelos “valorosos anos de empenhado serviço que dedicou à Educação e que muito contribuiram para a formação integral de várias gerações de jovens”.

Deixamos aqui o discurso proferido pelo Director do Agrupamento:

Permitam-me utilizar uma linguagem mais afectiva, afinal estamos numa época de maior sensibilidade e afectividade. Queridos professores e colaboradores, Queria começar por desejar um feliz Natal e um óptimo ano de 2010 para todos e isso para mim, significa Saúde, Paz e Amor. A Direcção decidiu associar o Natal com a homenagem aos professores e colaboradores aposentados por reconhecer a importância simbólica deste acto. Relembrar os antigos professores e colaboradores é respeitarmo-nos a nós mesmos, uma organização sem memória ou que não cultive a recordação das coisas, está irremediavelmente condenada. A memória de uma organização é um factor de identidade e esta constrói-se pelo respeito por aquilo que é a sua maior riqueza, as pessoas. Esta força provem da diversidade de seres e saberes e sem este pluralismo não existe esperança. Sem passado não há presente nem futuro. Não se vive, sobreviver-se. Somos um corpo mas não temos alma nem paixão. A responsabilidade de quem gere é tirar o melhor de cada um de nós e pô-lo ao serviço da organização. É não ter receio de decidir e sem tibieza fazer o que se julga justo na defesa de um bem maior, sem ferir ou denegrir. Esta visão exige muita dedicação e precisa de ser alimentada, dia a dia. É precisa atenção nos mais pequenos gestos, é importante dar valor a pequenas coisas…e é neste contexto que esta insignificante mas sentida homenagem e o habitual almoço de Natal se enquadram… Antes de terminar, gostava de partilhar com todos um tema, de alguém que perpassa gerações e cuja letra é um hino ao Amor e à Amizade.

                                                             Elvis Presley – Always On My Mind

Enviar