Ganhámos !!! – "Rock in Rio Escola Solar"

Hoje foi um grande dia para a nossa escola!

O projecto do Eco Escolas, “Biodiversidade – Actuar para Preservar”, foi escolhido pelo Rock In Rio como vencedor do distrito de Lisboa do concurso Rock In Rio Escola Solar!

Durante o dia de ontem foram dados alguns indícios de que a vitória estaria ao nosso alcance, quando nos foi solicitado um vídeo de apresentação do projecto, para ser entregue até ao final do dia. Graças à disponibilidade e participação dos alunos do 5º C e dos professores José Maria e José Coutinho, foi possível apresentar o vídeo que agora é dado a conhecer no site do Rock In Rio.

Hoje, às 11 horas, a tensão e a expectativa reinavam na aula de Ciências do 5ºC, enquanto se assistia à transmissão on-line do anúncio dos vencedores do concurso Rock In Rio Escola Solar

Na sala de aula estavam presentes alguns convidados, o Sr. Director, Professor Nuno Cabanas, a Directora de Turma, Professora Leonor Pinto e a Coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias, Carlota Gil. Todos eles, e eu próprio, estávamos tão ansiosos quanto os alunos.

De repente, o vencedor do distrito de Lisboa é ….

E B 2 3 Colares!!!!!

A partir daí,  não se ouviu mais nada, para além dos gritos de alegria e comemorações dos alunos e professores. Passado um pouco, percebemos que os festejos se alargavam também às outras salas de Ciências da  Natureza. Foi uma festa generalizada!

Os prémios atribuídos à nossa escola foram a instalação de painéis solares fotovoltáicos, que irão ser usados para produzir electricidade que será vendida à rede pública, gerando receitas que serão aplicadas em Projectos de Intervenção Social na comunidade envolvente…. e sim, claro, os famosos 50 bilhetes e T Shirts do Rock In Rio!

O momento é seguramente de celebração! Esta distinção é um sinal de que o trabalho desenvolvido na nossa escola tem qualidade e um impacto significativo na comunidade. É um sinal de que uma escola pequena e no cantinho mais ocidental da Europa não é necessariamente uma escola insignificante. Porque uma escola não se “mede” pelo sítio onde se encontra, ou da sua proximidade/afastamento dos “centros de poder/decisão”.  A qualidade de uma escola mede-se pela qualidade das pessoas que a compõem e, na minha opinião de professor recém-chegado, que já passou por uma meia dezena de escolas da grande Lisboa, a nossa está recheada de valores, quer ao nível dos professores, quer ao nível dos funcionários e sobretudo ao nível dos alunos.

Não obstante a dimensão desta conquista, importa lembrar que todo o trabalho está ainda por fazer. Há que transplantar o projecto “Biodiversidade – Actuar para Preservar” do papel para o terreno. Este projecto, que será brevemente dado a conhecer na sua totalidade , apela essencialmente à mobilização social para a resolução dos problemas sociais e ambientais que nos rodeiam. É um projecto aberto à participação de todos, não se restringe a uma ou a outra turma, a uma ou a outra disciplina. Cada um de vós é um elemento valioso para, em conjunto, construirmos um mundo melhor.   

Por fim, um agradecimento a quem partilhou das horas de reflexão, contactos, produção de texto, pesquisa, burocracias inerentes à elaboração deste projecto, tornando-as menos penosas e mais produtivas: Professoras Brigite Mendes, Carla Garbin, Conceição Catarino, Joana Marques e Sandra Gonçalves.

Por  Nuno Meia-Onça

15 comentários para “Ganhámos !!! – "Rock in Rio Escola Solar"”

  1. Adorei esta experiência. Comentem a minha foto(lol)

  2. Parabéns a todos! É bom ter notícias destas!!
    (desculpem só agora ter visto…)

  3. Um Big e Ecológico Parabéns a todos!

  4. Gostaria que um dos proveitos do reconhecimento dado a este projecto seja estreitar as relações entre Escola, Autarquia e ICNB, por forma a que, combinando esforços e valências possamos contribuir para … Um município melhor.

    Obrigado pelo simpático comentário Sr. Vice Presidente.

  5. Para nós este reconhecimento é também um prémio do Concelho de Sintra e da Freguesia de Colares!!!! Viva Sintra e Viva Colares!!!! Em parceria vamos ainda realizar muitos dos sonhos da nossa comunidade.

  6. Enquanto Vice Presidente da Câmara Municipal de Sintra e responsável pelo pelouro do Ambiente felicito os professores e alunos da EB 2,3 da Sarrazola envolvidos no projecto Eco-Escolas.

    Marco Almeida

  7. Ops

    Fiquei feliz por ti que me enganei no mail
    amelialeandro3@gmail.com

  8. PARABÉNS à ESCOLA.

    ESCOLA com letra maiuscula é como a vossa deverá ser escrita, é uma lição para todas as privadas e públicas de que é possivel apresentar projectos com valor e com os miúdos de “agora”.

    PARABÉNS á ESCOLA, porque são os professores, auxiliares, alunos e pais que a fazem.

    Como eu tenho inveja da vossa ESCOLA.

    Termino com um Bem Haja e uns PARABÉNS muito especiais para o Nuno Meia-ONÇA. Que sorte têm os teus alunos em te terem como professor deles, como
    os invejo, Pena tenho que as escolas das minhas filhas não tenha este tipo de iniciativa.
    É deste valores, preservação e preocupação entre outros, que os nossos filhos precisam.

    PARABÉNS

  9. Parabéns a todos pelo vosso trabalho!

  10. PARABÉNS A TODOS!
    Conhecendo o professor Meia-Onça, não me surpreende… Excelente trabalho pessoal 🙂

  11. PARABÉNS!
    Estou super vaidosa* e é para mim um grande previlégio em trabalhar, partilhar experiências e passar bons momentos com colegas fantásticos das Ciências, alguns deles que acolhemos de agrado este ano lectivo. A nossa escola está cada vez mais activa e começa a “cheirar” a Ciência !!!
    * – não sei bem a quantos amigos e familiares enviei as últimas notícias vitoriosas.
    Continuem ….Bjs

  12. Parabéns pela vitória!!!

  13. Parabéns!

  14. Parabéns ao Projecto Eco-Escolas !!!
    É nesta dinâmica, de grande entusiasmo e capacidade de mobilização, que se moldam as boas escolas e os bons alunos.
    Estão TODOS de parabéns – os alunos e os professores.
    A mim, cabe-me o privilégio de integrar esta comunidade educativa.

    Deonilde Almeida

  15. É um enorme orgulho para mim ser Director desta escola! Parabéns a todos e espero continuar a estar à altura dos vossos projectos e desejos.

Enviar