(In)Segurança no acesso à escola (II)

Quinta-feira, 8 de Janeiro, pelas 11 horas, realizou-se uma reunião com todas as entidades que têm responsabilidade de salvaguardar um acesso seguro para todos os alunos que se dirigem à escola a pé. Estiveram presentes neste encontro, a Direcção do Agrupamento, a Direcção da Associação de Pais, a Junta de Freguesia de Colares, a Divisão de Educação da CMSintra, a Divisão de Urbanismo da CMSintra e a Junta Autónoma de Estradas.

O objectivo foi analisar, in loco, as condições existentes e equacionar alternativas possíveis. Importa referir que esta é a primeira vez em que foi possível reunir todas estas entidades. Não se tratou da resolução definitiva do problema, mas não deixou de ser uma oportunidade única para se esclarecerem posições e se darem passos decisivos para a definitiva solução deste sério problema.

De forma imediata, definiram-se duas medidas: Reforço da sinalética de segurança na estrada e a necessidade de garantir um transporte de autocarro no horário de entrada da escola. Para isso vai ser agendada, com carácter de urgência, uma reunião entre a CMSintra, a Associação de Pais e a DRELVT. Para a resolução definitiva do problema, a CMSintra ficou de averiguar a viabilidade de se redesenhar um novo acesso à escola, alternativo à estrada Nacional. Esta solução é necessariamente mais demorada mas será sem dúvida a opção ideal.

 A Direcção do Agrupamento, aproveitou ainda para alertar para a necessidade de associar a esta alternativa a resolução de dois outros importantes problemas. Com a iminente construção do Pólo Educativo do 1º ciclo nos terrenos da escola, é determinante a construção de um parque de estacionamento fora dos terrenos da escola e, desta forma, garantir a ampliação do espaço de recreio dos alunos e o reforço da segurança da própria escola e, simultaneamente, permitir um acesso pedonal totalmente seguro para os alunos. Os dados estão lançados, aguardemos próximos desenvolvimentos.

Por  Nuno Cabanas

Um comentário para “(In)Segurança no acesso à escola (II)”

  1. Força nessas diligências, Nuno. Sei que há alternativas muito interessantes para solucionar este problema … haja vontade das partes envolvidas antes que a situação se repita.

Enviar