Já foi eleita a Comissão de Estudantes / Deputados ao Parlamento Jovem

Caros leitores, encerrado o processo eleitoral aqui estamos a dar conta dos resultados apurados. Como sabem, o processo eleitoral decorreu entre os dias 14 e 22, sexta-feira. Dia 14 de Janeiro foram afixadas as duas listas candidatas (composição e programa eleitoral), a composição da Comissão Eleitoral, orgão que fiscalizou e superintendeu todo o processo, e o regulamento eleitoral a aplicar. Dia 18, 19 e 20 houve campanha animada, com alguns deslizes de parte a parte mas, regra geral, cumpriram-se os princípios e preceitos democráticos; de liberdade de expressão e de opinião e de respeito pelo outro. A campanha foi encerrada com um debate no auditório, durante o qual as listas concorrentes tiveram oportunidade de apresentar, de viva voz, as suas ideias e propostas de acção, respondendo a todas as perguntas formuladas pela assistência constituída por alunos do 2º e 3º ciclos.

Dia 21 de Janeiro assinalou um período de reflexão, já sem campanha. Dia 22 de Janeiro, procedeu-se ao acto eleitoral, que decorreu de forma extremamente ordeira e participada.  

Este processo eleitoral serviu o duplo objectivo de eleger a futura Comissão de Estudantes, bem como os deputados que vão integrar a Sessão Escolar do Parlamento Jovem que se realizará, na Escola, já na próxima 2ª feira de manhã. Para o apuramento do número de deputados foi utilizado o método d’Hondt que garantiu a necessária proporcionalidade de representação, tal como se pode ver no quadro em baixo.

 

Quantos aos resultados eleitorais, foram os seguintes: 

Os resultados apurados foram os seguintes

Número de eleitores inscritos: 410

Número de votantes: 318

Número de votos brancos: 0

Número de votos nulos: 2

Número de votos obtidos por cada lista:

Lista V: 176  – Nº de mandatos obtidos: 9

Lista Z: 140  – Nº de mandatos obtidos: 6

 

Segunda-Feira, dia 25 de Janeiro, pelas 8h30m irá decorrer a sessão parlamentar com a presença dos deputados eleitos. No decurso desta sessão será redigido o projecto de recomendação a apresentar à Assembleia da República sobre o tema proposto para este ano, no Concurso do Parlamento Jovem, para este ano lectivo – Educação Sexual. Os trabalhos da Sessão encerrarão às 12h 30m, findos os quais a Escola terá 12 horas para enviar à Assembleia da República toda a documentação elaborada. Por isso, ainda há muito trabalho pela frente, para que tudo corra bem e os nossos deputados apresentem um trabalho de qualidade que dignifique a Escola. Depois daremos mais notícias.

Por  Ana Bernardo

5 comentários para “Já foi eleita a Comissão de Estudantes / Deputados ao Parlamento Jovem”

  1. Fico muito feliz pelo interesse demonstrado e espero que seja um primeiro passo para que não se afastem e desinteressem da política. Não nos devemos nunca alienar dos valores da democracia e certamente que não se vão esquecer deste dia, pois, deve ter sido para alguns, o dia em que exerceram o direito de voto pela primeira vez, de uma forma mais séria, porque, votar é um direito e um dever cívico!

  2. Todos os intervenientes estão de Parabéns. Fiquei agradavelmente surpresa pela massiva participação na votação. Se nós adultos tomassemos parte nas decisões tal como os nossos filhos, talvez Portugal fosse um país mais democrático. Enfim…
    Bom trabalho !

  3. É gratificante ver o envolvimento dos nossos jovens numa actividade que é uma aprendizagem para a sua vida de cidadãos activos.
    Serão, certamente, excelentes representantes da nossa Escola.

  4. Ambas as listas estão de parabéns e, com elas, a democracia.
    É de registar a elevada participação dos eleitores, dando aos adultos uma lição de cidadania responsável.
    Estou certa de que representarão Colares, no hemicíclo, com toda a dignidade!
    É que estes deputados prometem… 😉

    Deonilde Almeida

  5. É assim que se constrói uma escola democrática. O processo eleitoral é um pequeno passo rumo a uma participação responsável dos alunos na vida da escola. Às listas concorrentes, aos eleitores, aos membros das mesas de voto, aos professores envolvidos nos debates, ao Chão de Areia pela divulgação célere e à Dr.ª Ana Bernardo, o meu sincero reconhecimento. Por uma escola cada vez mais democrática, rigorosa e exigente. Viva Sintra, Viva Colares!!!

Enviar