Vale a pena conhecer… o farol do Cabo da Roca

Cabo da Roca

Penso que todos já repararam que o Farol do Cabo da Roca é o símbolo do logótipo do nosso Agrupamento de Escolas.

Será interessante contar um pouco da sua história e do local onde se situa.

Comecemos por falar do local mágico onde está: o Cabo da Roca.

É o local mais ocidental do continente europeu e onde o maciço vulcânico da Serra de Sintra mergulha abruptamente no oceano atlântico, formando gigantescas arribas de uma esmagadora beleza.

Os romanos chamaram a este Cabo o “Promontório Magno”. O grande Luis de Camões disse ser “o local onde a terra se acaba e o mar começa”. Na verdade, o Cabo da Roca foi durante muitos séculos (até aos descobrimentos portugueses) o “finisterra”, ou seja, para além dele não havia ou não se conhecia mais terra. Era o fim da terra!

Mais recentemente, o escritor Virgílio Ferreira define de forma, quanto a mim, deliciosa o Cabo como o “mais belo adeus da Europa”.

É, actualmente, o local mais visitado da Freguesia de Colares e que vale mesmo a pena conhecer.

Falemos agora do Farol da Roca.

Antes de ser construído, em 1772, a costa portuguesa era muito pouco iluminada e segura, sendo até chamada pelos navegadores estrangeiros como a “Costa Negra”. Eram frequentes os ataques de piratas do Norte de África, assim como os naufrágios de navios contra as perigosas arribas do Cabo. Sabe-se, inclusivamente, que habitantes da região atraiam e enganavam os navios com fogueiras e, após o naufrágio, saqueavam os despojos que davam à costa. No fundo, eram piratas terrestres.

O Farol da Roca, situado a cerca de 140 metros de altura e já a caminho dos 240 anos de vida, passou a garantir maior segurança na entrada do Tejo. É constituído por uma torre quadrangular, forrada de azulejos, com 22 metros e diversos anexos que servem de habitação aos faroleiros (um dos nossos alunos é filho do actual faroleiro).

Para muitos que nunca a ouviram, resta relembrar a “Ronca do Farol” ou também chamada “Vaca da Azoia”. Era um estridente e incomodativo sinal sonoro, do tipo “Muuuuu…Muuuuu…”, que tocava ininterruptamente em altura de nevoeiro, de forma a avisar os navios da proximidade da costa e podia ser ouvido a largos quilómetros de distância. Felizmente, com a utilização das novas tecnologias de navegação, já não é necessário usar a “Vaca”.

Resta desejar que este símbolo do nosso Agrupamento de Escolas nos guie a todos para muitos e muitos sucessos.

Por  António Miranda

Um comentário para “Vale a pena conhecer… o farol do Cabo da Roca”

  1. Belo artigo!! E que privilégio poder disfrutar da sua presença todas as manhãs e adormecer com a sua luz nas paredes do meu quarto!

Enviar