Visita de estudo ao Museu Arqueológico de Odrinhas

As turmas do 5º ano foram ao famoso Museu Arqueológico de Odrinhas, no dia 26 de Janeiro de 2010. As turmas C e D foram de manhã e as turmas A e B foram da parte da tarde. Saímos da escola por volta das 13 horas e regressámos às 17 horas. A visita foi organizada pelas professoras Vanessa Gomes e Leonor Pinto e teve como professores acompanhantes os professores Nuno Meia-Onça e Carlos Alcobia na parte da manhã, e os professores Isabel Botelho, Luís Bairrão e Nuno Simões durante a tarde.

No trajecto para o Museu, observámos a paisagem que era muito bonita, em especial a passagem por Sintra.

Apesar de fazer sol, o dia estava muito frio e ventoso! Mal chegámos ao museu, guardámos as mochilas na portaria e conhecemos a nossa guia que se chamava Marta.

Mostrou-nos várias coisas: Começámos pelas ruínas de uma vila romana – villa, em latim (quinta). Ainda existe no chão um mosaico que, apesar de já ter perdido muito a cor, continua a mostrar-nos como eram os mosaicos romanos. Aquele terá sido feito por 4 pessoas durante 15 dias. Ficámos a saber que depois de estar em ruínas, depois da Reconquista Cristã, foi construída uma igreja com as pedras das ruínas e o espaço em redor era utilizado como cemitério. Vimos ainda um poço muito fundo (9 metros) e, depois, fomos ao auditório ver um PowerPoint que nos mostrou várias construções que os Romanos fizeram.

Logo a seguir formámos vários grupos para fazermos um mosaico, como faziam os Romanos na altura!

Como estávamos cheios de fome ainda tivemos tempo para fazer um lanche e brincar um bocadinho.

A visita foi muito gira!

 Por: Alunos do 5ºA

Um comentário para “Visita de estudo ao Museu Arqueológico de Odrinhas”

  1. Ainda bem que gostaram e, pelos vistos, aprenderam imenso. E tudo isto aqui tão perto!

Enviar