XV Olimpíadas do Ambiente

A Escola E B 2 3 de Colares participa pela primeira vez nas Olimpíadas do Ambiente, que este ano realizam a sua XV edição. Entre as várias modalidades que se disputam nestas Olimpíadas a nossa escola está inscrita no “Ambiente à Prova” e conta contigo para fazer uma entrada em grande!

A modalidade “Ambiente à Prova” destina-se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, que competem em categorias diferentes. O tema desta prova são os “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio“, definidos pelas Nações Unidas e que focam as ameaças globais, a conservação da natureza, os estilos de vida, a política ambiental, a poluição,  a realidade nacional e os recursos naturais.

 Em que consiste a modalidade Ambiente à Prova?

Esta modalidade disputa-se em três eliminatórias, local, regional e nacional.

A 1ª Eliminatória consiste num teste escrito individual constituído por 30 questões de escolha múltipla (Parte I) e por uma pergunta de desenvolvimento (Parte II). Esta eliminatória disputa-se já no próximo dia 14 de Janeiro.

 Para a 2ª Eliminatória são apurados os 200 melhores classificados a nível nacional, bem como os três alunos que obtenham a melhor pontuação em cada escola concorrente (desde que a sua pontuação não seja inferior a 25% do valor máximo da prova). A 2ª Eliminatória consiste num teste escrito com 30 questões de escolha múltipla e duas perguntas de desenvolvimento, que se baseiam em propostas de resolução de problemas ambientais concretos. Esta eliminatória será realizada no dia 4 de Março 2010.

 A eliminatória final disputa-se nos Açores, na bela Ilha do Faial, entre os dias 6 e 9 de Maio e para ela são apurados os 25 concorrentes que tenham obtido as melhores pontuações na 2ª eliminatória. A Final Nacional é constituída por uma prova escrita individual com 50 questões de escolha múltipla e por uma prova oral em grupo. Os grupos e temas da prova oral serão divulgados uma semana antes da Final Nacional. A classificação de cada uma destas provas tem um peso de 50% na nota final

 No Eco Escolas acreditamos que os alunos da E B 2 3 de Colares são verdadeiros campeões do ambiente, conscientes, conhecedores e responsáveis. Ser um vencedor nesta iniciativa não passa apenas por atingir a final mas também por participar!

 5ª feira contamos contigo!

 http://www.esb.ucp.pt/twt/olimpiadas/

http://www.objectivo2015.org/  

Por  Nuno Meia-Onça

2 comentários para “XV Olimpíadas do Ambiente”

  1. bom eu sou aluno da Escola Secundaria de Gondomar e obtive 22 respostas certas em 30 porem encontro-me no 5º lugar da escola o 1º classificado teve 26 e os outros 3 tiveram 24 eu como ja disse 22. Gostava de saber se passo a 2º eliminatoria ? ;D

  2. Vai ser um sucesso! Mais uma bela iniciativa rumo à sensibilização ambiental.

Enviar