3º Concurso de Declamação de Poesia do Agrupamento

Nos dias 25 e 26 de Fevereiro, decorreu, no auditório da Escola-sede, o 3º Concurso de Declamação de Poesia.

Para cada ano de escolaridade tinha sido escolhido um poema, que seria depois trabalhado nas aulas e em casa. Os alunos aceitaram o desafio e chegaram a ouvir-se apaixonadas declamações de ensaio, pelos corredores.

No final, cada sala/turma, tinha apurado o seu representante.

No dia 25, abrindo o Concurso, o Jardim-de-Infância das Azenhas do Mar deliciou a plateia com a apresentação colectiva, extra concurso, de um poema de Luísa Barreto.

Esta viagem dos meninos dos Jardins-de-Infância, ao mundo da poesia, tinha começado há algum tempo, na Biblioteca da Escola-sede, com a Ana Alpande, uma contadora de histórias, que lhes contou com fantoches um conto de Luísa Barreto, acompanhado de um poema da mesma autora.

Foi este poema que os meninos do Jardim-de-Infância recitaram e seguidamente cantaram. Esta actuação foi acompanhada pela projecção das ilustrações do livro que tinham feito, com base no poema aprendido.

Após esta actuação, iniciou-se a apresentação dos alunos do 1º Ciclo.

Sendo a primeira vez que os alunos entravam numa competição desta natureza e apesar de algum nervosismo, todos mostraram grande desenvoltura e entusiasmo, na apresentação do seu trabalho, dificultando a tarefa do júri.

Luísa Ducla Soares, António Mota, Matilde Rosa Araújo e José Jorge Letria foram os poetas escolhidos e, no silêncio do auditório, a poesia libertava-se suave, fresca e divertida pela voz dos meninos.

Na plateia, bem atentos, estavam muitos pais, professores e colegas, enchendo completamente a sala e aplaudindo com entusiasmo cada apresentação.

No primeiro dia, o Júri integrava representantes de toda a comunidade educativa: Paula Subtil (Direcção do Agrupamento), Gabriela Toninha (Pais/Encarregados de Educação), Rosinda Cabanas (Professores do 1º Ciclo), Elisiária Soares (Educadores de Infância), Madalena Carvalho/9ºD (Alunos), Augusta Costa (Ass.Operacionais / Biblioteca) e Rui Santos (Presidente da Junta de Freguesia de Colares).

No dia seguinte, foi a vez do 2º e do 3º ciclo. Ouviram-se poemas de Sophia de Mello Breyner, Almeida Garrett, Miguel Torga, Ruy Belo e João Roiz de Castelo Branco.

O auditório estava novamente cheio. Pais, avós, colegas e professores foram um público fantástico, atento nas apresentações e entusiasta nos aplausos. No entanto, infelizmente, apesar do acolhimento caloroso, o nervosismo dominou alguns concorrentes, prejudicando o seu desempenho. 

O júri continuava a representar a comunidade educativa: Nuno Cabanas (Director), Susana Grilo (Pais / Encarregados de Educação), Margarida Lima (Prof. de Língua Portuguesa / 2º Ciclo), Isabel Marques (Prof. de Língua Portuguesa / 3º Ciclo),  Augusta Costa (Ass. Operacionais/Biblioteca), Alexandre Mateus /9ºD(Alunos), Cláudia Pinto (Div.Educação da C.M.S.).

Tendo presente que, todos os alunos concorrentes, tinham já sido os vencedores na sua sala/turma, todos estão de parabéns. No entanto, era necessário apurar um vencedor por ano de escolaridade, pelo que, em resultado da pontuação atribuída por cada elemento do júri, os vencedores foram:

1º Ano – Madalena Pisco (EB1 das Azenhas do Mar)

2º Ano – João Paulo Peixoto (EB1 de Galamares)

3º Ano – Madalena Gonçalves (EB1 do Mucifal)

4º Ano – Mariana Recto (EB1 do Mucifal)

5º Ano – Adriana Schofield (5ºA)

6º Ano –  Camila Rodrigues (6ºC)

7º Ano – Érica Mendonça (7ºB)

8º Ano – Rebeca Gonçalves (8ºD)

9º Ano – Nuno Rilhas (9ºD)

Sendo a poesia uma forma sublime de expressão, os nossos alunos, desde o Jardim-de-Infância ao 9º ano, empenharam-se em transmiti-la com correcção, intensidade, ritmo, expressividade…  divulgando poetas de várias épocas.

Assim, o “Chão de Areia”, felicita todos os concorrentes e regista que, pelo empenho e entusiasmo dos vencedores, quem de facto ganhou foi a POESIA.

16 comentários para “3º Concurso de Declamação de Poesia do Agrupamento”

  1. Camila, de certeza deves ganhar aquela do 6A es um maximo a declamar tambem es uma boa amiga

  2. Parabéns à aluna Madalena Gonçalves do 3ºano da escola do Mucifal ela é a melhor sobrinha de sempre. Adoro-te Sobrinha Perfeita— Madalena Gonçalves

  3. Muitos parabéns a todos os participantes no concurso de declamação de poesia! E muitos parabéns à organização do mesmo! E, já agora, uma saudação muito especial aos «meus meninos» vencedores: Érica Mendonça, do 7º B, e Nuno Rilhas, do 9º D!

    Patrícia Costa

  4. É bom saber que a escola valoriza iniciativas como esta! Foi um prazer assistir ao concurso… Parabéns aos vencedores e a todos os participantes. Um beijinho especial para o Miguel… Fiquei muito orgulhosa :o)

  5. lindo a mariana do
    4ºano

  6. Parabéns a todos!
    Gostei muito de poder participar nesta iniciativa como Júri, foi uma experiência inesquecível !!
    Parabéns em especial à Madalena do 3º ano da turma do Mucifal à qual o meu filho pertence.
    Estiveste muito bem.

  7. Considero eventos como estes uma mais valia a nível de experiências pedagógicas inovadoras.
    Tenho muita pena de não ter podido assistir, dado que estava a trabalhar. Mas dou os parabéns a todos os elementos envolvidos.
    Para a minha aluna, Marianinha, uma especial grande beijoca e… força minha querida! Estás no bom caminho!

  8. Adorei ver e ouvir todos os nossos meninos, mas os “meus” em particular – Sara Andrade, Daisy Chombene e Diogo Filipe Santos – deixaram-me muitíssimo orgulhosa! Parabéns a todos e também à Professora Deonilde!

  9. Muitos parabéns à escola, à biblioteca e a todos os participantes por esta iniciativa! A poesia é mesmo para ser dita e não deixa ninguém indiferente.
    Ah! E as fotos estão lindas!

  10. A todos os participantes muito parabéns, pois estiveram muito bem, pelo menos no primeiro dia que foi onde estive presente:)
    Depois e como não podia deixar de ser um beijinho especial para a Madalena Gonçalves, filha dos meus colegas e amigos de “tábuas” e por último, um grande abraço e um beijinho muito especial para a minha querida filha, da qual só me posso orgulhar muito, Mariana Recto, estiveste mesmo bem miuda;)

    Ana Recto

  11. Parabéns à escola pelo evento fantático!… Concordo com o Director Nuno Cabanas!… Parabéns também a todos os meninos e meninas que participaram, estiveram todos muito bem.

  12. O Tiago Machado é o MAIOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. À minha turma, que já estava de parabéns, aqui vai um beijinho muito grande da professora que VOS ADORA!!!!!!!!
    À minha menina Madalena, UM SORRISO ENORME e UM BEIJINHO ESPECIAL!!!!!!!!!!

    Parabéns Madalena!!!!!!!!!!!!!!!

    PS: Madalena, às dez e meia, a turma estava toda,toda a torcer por ti!

    Sandra Estácio

  14. Tive muita pena de não poder assistir a nenhuma das sessões, mas dá para perceber pelas fotografias a grande adesão que teve. Parabéns a todos: participantes e dinamizadores!

  15. Eu acho que estiveram todos muito bem!
    Os que ganharam e os que não ganharam!
    Parabéns a todos!

  16. Um evento fantástico! Cada vez mais empolgante e envolvente!!!! Que pena não ter estado presente na gala dos mais pequeninos!!!! São estes momentos que jamais esqueceremos da nossa vida escolar. Uma escola sempre a aprender e sempre a crescer!!! Aguardo com ansiedade os vídeos…..

Enviar