Junta-te ao Super-Melo, ajuda a salvar a Boga-Portuguesa

Colares, onde a Terra acaba e o mar começa, integra-se no Parque Natural de Sintra-Cascais.

O Parque Natural é uma área protegida, onde diversas espécies de animais e plantas, algumas delas raras a nível mundial, encontram o seu habitat! Quem passeia pelo parque pode ter o privilégio de se cruzar com animais fantásticos como as águias, falcões, genetas, morcegos ou o toirão. Mas nem só o que mexe é digno de deleite. No parque existem fantásticos exemplares de plantas como o Carvalho-cerquinho, o Feto-de-folha-de-hera, o Miosótis-das-praias ou mesmo o raro Azevinho.

À fauna e flora do Parque Natural, junta-se um riquíssimo património histórico e cultural, bem como um contexto geológico singular que, em conjunto, compõem fantásticas paisagens, que atraem anualmente milhares de turistas. Não é difícil ao visitante seguir o repto assinalado nas placas, situadas nos limites do concelho e, ao partir, “Levar Colares no Coração”

Mas nem tudo está bem no Parque Natural….

Infelizmente, diversas espécies de animais e plantas estão em risco de desaparecer para sempre. Esta ameaça resulta de diversos factores, entre os quais a acção do homem que, em resultado de actos negligentes, descuidados, ou mesmo deliberados, coloca em risco a sobrevivência de algumas espécies.

Há, no entanto, quem não se conforme com estes comportamentos. Há quem não queira assistir passivamente ao desaparecimento de animais e plantas. Há quem prefira proteger o ambiente e contribuir para preservar a Biodiversidade do Parque Natural de Sintra-Cascais!

Há….  O Super-Melo!

Quem será este vigilante anónimo do ambiente? Ninguém sabe! Apenas se sabe que é alguém que se preocupa com o ambiente e actua, de forma voluntária, para corrigir os erros cometidos por outros! Alguém que não fica à espera que os problemas se resolvam sozinhos, alguém que faz a diferença!

O Super-Melo vai combater as ameaças à fauna e flora do Parque Natural! O seu primeiro objectivo: salvar a Boga-portuguesa!

A Boga-portuguesa, como o nome indica é uma espécie que apenas existe no nosso país. Habita nos ribeiros portugueses, podendo encontrar-se no Parque nos ribeiros situados entre o Lisandro e o Arade! A Boga está em perigo e o Super-Melo vai ajudá-la mas para tal precisa da tua ajuda! Se queres ajudar a salvar a Boga, inscreve-te no Blog do Eco Escolas

Por  Nuno Meia-Onça

3 comentários para “Junta-te ao Super-Melo, ajuda a salvar a Boga-Portuguesa”

  1. eu adorei este projecto”!!!

  2. Eu achei o cartaz muito engraçado e já estou inscrito

  3. O super-Melo vai ser o nosso heroi ecológico, não tenho dúvidas. Um forte parabéns ao professor Daniel pela criatividade e ao Deam Team que é neste momento o grupo de CN/FQ. Esta dinâmica é contagiante e com elas ganhamos todos…..

    Caro Nuno, os artigos são verdadeiras aulas…obrigado!

Enviar