Maçãs em solidariedade

O “Chão de Areia” foi surpreender o funcionário Sr. João a cavar um enorme buraco, junto à vedação que tem a Praia das Maçãs como cenário. A terra, bem ensopada pelas últimas chuvadas, colando-se-lhe à enxada, era difícil de remover. As galochas, envoltas num enorme torrão de lama,  pesavam-lhe nos pés, dificultando a tarefa, já de si tão dura.  O dia estava muito frio, mas ali estava ele todo bem disposto a cavar, a cavar… bem aquecido pelo esforço da tarefa.

Explicou-nos que plantava uma macieira, o que fica sempre bem naquela paisagem deslumbrante, que das maçãs tomou o nome. O sorriso, no entanto, desapareceu-lhe por momentos quando nos manifestou a sua preocupação pela árvore que plantava.

 

Explicou-nos que as maçãs que a macieira venha a dar serão entregues à Paróquia de Colares, num gesto de solidariedade da Escola com a comunidade. A Paróquia fará a sua distribuição pelas famílias mais carenciadas. Aqui residia a sua preocupação: para que haja maçãs, será necessário que os alunos protejam a macieira e não retirem os frutos antes da altura certa da colheita.

O “Chão de Areia” confia no espírito solidário e no sentido de responsabilidade dos alunos, acreditando que irão surpreender muito favorávelmente o Sr. João, recompensando o seu esforço. 

3 comentários para “Maçãs em solidariedade”

  1. Desta vez foi o João Oliveira, mas, quanto a mim, não haverá impedimento algum, para que para a próxima seja outra pessoa. O critério de escolha é muito simples, ou seja, desde que não calce mais que o nº 43, tamanho das galochas adquiridas, reunirá condições para executar com êxito a tarefa…

  2. Obrigado ao Sr. João pela colaboração nesta actividade de preservação do património natural e cultural de Colares.
    As actividades têm-se seguido com uma cadência tão regular que é dificil assegurar o destaque e reconhecimento que todas merecem.
    Podem ver o video do Sr. João, em entrevista à reporter Prof. Deonilde no blog do Eco Escolas.

  3. Grande João!!! Isso é que foi cavar…..mais uma vez trata-se de uma árvore típica da nossa zona. Maça Reineta. Informo ainda que iremos ter 8 árvores de fruta típica da nossa “terra”. Limoeiros, maça reineta, pessegueiro rosa e pêra rocha! Esta actvidadade está incluida no projecto do eco-escolas.

Enviar