Pegadas de Dinossauros

No dia 21 de Janeiro, as turmas A e B do 7º ano foram a uma visita de estudo à Praia Grande para observação de pegadas de dinossauros, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

Fomos acompanhados pelas professoras Carla Garbin, Paula Pinto e Sandra Gonçalves e ainda pela Dra Lia Mergulhão, a geóloga do ICNB (Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade), responsável pelo projecto que estamos a integrar. Saímos da escola cerca das 10h 30m e o autocarro deixou-nos perto de Almoçageme, de onde partimos a pé, rumo ao local onde se encontravam os já tão afamados fósseis. Estávamos todos ansiosos por ver tais belezas paleontológicas de que já tínhamos ouvido falar nas aulas, e que também já tínhamos observado outrora, uma vez que já conhecemos a zona, mas que nunca nos tínhamos apercebido do imenso valor paleontológico que detêm.

A Dra Lia explicou-nos muito bem tudo acerca das pegadas da Praia Grande. Disse-nos coisas tão interessantes como todas as informações que podemos ter a partir das pegadas de dinossauros. Assim, ficámos a saber como se formaram as pegadas, que tipo de dinossauros existiram nesta zona, o seu tamanho, o seu regime alimentar e a sua locomoção. Ficámos a saber que para descobrir a altura do dinossauro basta fazer algumas simples medições nas suas pegadas. Também aprendemos porque é que estes fósseis se encontram em rochas na vertical e não na horizontal, como seria de esperar. Foi pena não podermos descer as escadas, que alguns de nós já conheciam, para observarmos as pegadas mais de perto, mas, devido às várias derrocadas que têm sucedido, esse percurso encontrava-se fechado.

Foi uma visita de estudo muito entusiasmante e divertida. Ficamos à espera por outras assim tão interessantes

Pelos    alunos do 7º B

Um comentário para “Pegadas de Dinossauros”

  1. Pois é, meninos… temos de nos manter atentos e vigilantes à riqueza patrimonial que nos rodeia, para a valorizar e proteger. Que sorte têm em viver numa região tão bonita e tão cheia de história!
    Deonilde Almeida

Enviar