Vale a pena descobrir… o Museu Arqueológico de Odrinhas

A nossa visita ao Museu Arqueológico de Odrinhas foi muito interessante e divertida! A turma B do 5º ano, na passada tarde soalheira do dia 26 de Janeiro, deslocou-se a esta localidade com os professores Vanessa Gomes, Isabel Botelho, Luís Bairrão e Nuno Simões, conjuntamente com a turma A do 5º ano.

O nosso objectivo era tomarmos contacto com os vestígios romanos lá descobertos, nomeadamente uma villa romana (“quinta” em latim) e aprendermos um pouco mais sobre o quotidiano de uma propriedade agrícola romana. A partir dos esclarecimentos de uma guia muito simpática e risonha, observámos os vestígios de uma casa romana, da qual restam ruínas da parede maior do triclinium (“sala de jantar” em latim), um poço com 9 metros de profundidade e mosaicos com motivos geométricos que eram feitos pedra a pedra pelos escravos da família que aqui viveu. Estes já estão a perder a cor mas ainda se notam bem sobre o chão de uma das divisões da casa!

Num último momento da visita, participámos activamente no atelier “a arte dos mosaicos”. Constituímo-nos em grupos e construímos os nossos próprios mosaicos geométricos com alguns materiais, nomeadamente pedrinhas coloridas, cal, água e corantes. Competimos entre nós para ver quem produzia um mosaico mais perfeito e mais rapidamente, mas o que mais nos importou foi sentirmo-nos unidos e cooperantes.

Foi, de facto, uma tarde bastante agradável nesta antiga villa romana!

Por   Ricardo Vaz (5º B)

4 comentários para “Vale a pena descobrir… o Museu Arqueológico de Odrinhas”

  1. O museu é realmente muito engraçado e interessante.
    Vale a pena descobrir… o museu arqueológico de Odrinhas

  2. O Ricardo é um bom jornalista da turma!!
    Parabéns!!!!!!!!!!
    Espetacular

  3. Adorei esta visita de estudo foi maravilhosa e muito interessante…

  4. O artigo está muito bem feito! Parabéns Ricardo.

Enviar