D. Afonso Henriques e Egas Moniz visitaram Colares!

Na passada 2ª-feira, as quatro turmas do 5º ano participaram, no pavilhão gimnodesportivo da escola-sede,  na actividade “O conquistador” no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal e dinamizada pelo grupo de teatro “Espantástico”.

Esta actividade contou com a presença de dois ilustres convidados da nossa história, D. Afonso Henriques e o seu dedicado aio Egas Moniz.

Viajámos no tempo até meados do século XII, e motivados pelas palavras do nosso rei lançámo-nos à aventura, investindo contra os mouros.

Com a nossa preciosa colaboração, D. Afonso Henriques partiu à conquista dos castelos de Santarém, de Lisboa e de Alcácer do Sal, missões estas que cumprimos com sucesso.

Antes de partir, D. Afonso I, rei dos portugueses, decidiu compensar todos os alunos por tão valorosos feitos armando-nos cavaleiros. Concedeu-nos o grau de Cavaleiro da Ordem dos Conquistadores por termos demonstrado coragem, lealdade e valentia para com ele.

Gostámos muito de participar nesta actividade, foi uma aula de História muito divertida.

Pelos   Alunos do 5ºC

2 comentários para “D. Afonso Henriques e Egas Moniz visitaram Colares!”

  1. Grandes conquistadores!
    Agora, não esqueçam que “ser armado cavaleiro” envolve uma grande responsabilidade… há códigos de honra a cumprir e valores a defender!
    Coragem, nobres senhores! 🙂
    Deonilde Almeida

  2. Uma excelente actividade….Esta parte da matéria não será certamente esquecida. Estas são as estratégias que tornam as aprendizagens inesquecíveis.

Enviar