Helder Costa – “Viva a República”

No dia 5 de Julho, pelas 18hH30, no Museu República e Resistência, terá lugar o lançamento do livro ” Viva a República”, de Helder Costa.

Este evento integra-se nas Comemorações do Centenário da República Portuguesa e é uma edição do ISPA/Instituto Universitário. Profusamente ilustrado , consiste na publicação de duas peças :

–  “Viva a República!” , espectáculo que teve uma única representação na Sala do Senado do Palácio de S. Bento para assinalar os 75 anos da Constituição Republica na 1911;
–  “Abril em Portugal”, estreou em Grândola no dia 25 de Abril de 1999 integrado nas comemorações dos 25 anos da Revoluão de Abril de 1974.

Refere ainda outros espectáculos da BARRACA que abordaram a República e a Ditadura Salazarista :

–  “O mistério da camioneta fantasma” sobre os crimes de 19 de Outubro de 1921 , conhecidos pela ” Noite Sangrenta”
–  “Obviamente demito-o!” sobre o assassinato do general Humberto Delgado a mando de Salazar, espectáculo integrado nas Comemorações dos 50 anos da campanha eleitoral para a Presidência da República em 1958.

Ainda se assinalam outras peças, criadas no exilio em Paris, pelo Teatro Operário :

–  “18 de Janeiro de 1934″ sobre a revolta da Marinha Grande contra a Contituição fascista de 1933 e ” O Soldado”, contra a Guerra Colonial.

Recordemos o autor:

Frequentou o Institut D’ Études Théatrales da Universidade de Sorbonne, em Paris. Integrou o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e foi presidente do Cénico de Direito (duas menções honrosas no Festival Mundial de Teatro Universitário de Nancy — 1966-1967). Foi fundador do Teatro Operário de Paris (1970).
Encenador e Director Artístico do grupo A Barraca (prémio UNESCO, 1992), dirigiu vários espectáculos em Espanha, Brasil, Dinamarca e Moçambique. Dirigiu acções pedagógicas e participou em congressos e festivais em França, Alemanha, Suíça, Argentina, Cabo Verde, México, Colômbia, Venezuela, EUA, URSS, Chile e Itália.
Uma das suas últimas peças O Príncipe de Spandau, teve estreia mundial em Viena de Áustria, foi montada na Dinamarca, na Bolívia e em Londres e teve leituras-espectáculo em Madrid, Paris, Bruxelas, Roménia e Lisboa.
Além dos seus textos, tem encenado peças de autores como Gil Vicente, Ribeiro Chiado, Dário Fo, Brecht, Mrozeck, Ettore Scola, Fassbinder, Woody Allen, Lope de Vega, Ionesco ou Molière.
Foi galardoado com vários prémios nacionais e internacionais de que se destacam o Grande Prémio de Teatro da RTP, Damião de Góis; Associação de Críticos; Casa da Imprensa; Prémio da Associação de Actores e Directores da Catalunha e obteve ainda o primeiro prémio do 1.º Festival Internacional da Ciudad de México com a peça Dancing.
Pertence ao corpo pedagógico da Escuela Internacional de Teatro de América Latina y Caribe.

O lançamento conta com antigos e actuais actores e músicos do teatro A BARRACA.

Fonte:  avenidadaliberdade.org

Um comentário para “Helder Costa – “Viva a República””

  1. Livro muito interessante que vale a pena ler ou, pelo menos, folhear

Enviar