Seminário de Desenvolvimento Profissional do Agrupamento de Escolas da Região de Colares

A realização de um Seminário sobre desenvolvimento Profissional – Trabalho colaborativo / parcerias pedagógicas foi um momento único de partilha, socialização e reflexão. Tudo isto são condições indispensáveis a um desenvolvimento profissional sustentável e valorizador da função docente.

Nunca como no dia 21 de Junho se partilhou tanto o trabalho desenvolvido ao longo do ano nos diferentes ciclos de escolaridade. Esta reflexão permite um melhor conhecimento mútuo e como consequência conduzirá ao aprofundamento das múltiplas conexões possíveis.

É  na construção deste projecto colectivo de desenvolvimento profissional, quase uma utopia que se busca incessantemente, que este seminário se enquadra. A participação de um convidado permite-nos ter uma imagem externa e reguladora, aproximando-nos da problematização nacional e internacional da temática, apoiando e sustentando os passos que vamos construindo.

Como órgão estratégico da política pedagógica do agrupamento, o Conselho Pedagógico foi definindo e desenvolvendo as etapas necessárias à realização do Seminário. A sua realização foi , per si, factor de grande sucesso pelo número de intervenções e pela mobilização que proporcionou. Acabou por ser um dia de apresentações de muita qualidade deixando água na boca para a edição do próximo ano lectivo.

 

Por  Nuno Cabanas

Enviar