A FESTA DOS FINALISTAS

Em conjunto com a Comissão dos Estudantes, a Direcção da Escola e a Aspes foi organizada a festa dos finalistas….. 
E foi LINDA!!!
A noite começou com uma actuação da Banda de Colares. Com muito orgulho e simpatia os músicos dirigidos pelo Maestro Fernando Moreira, deram um grande concerto que começou com demonstrações dos instrumentos e acabou com um medley dos Xutos e Pontapés.
Que começo lindo de uma grande noite!
Depois de um apreciado aplauso pela grande actuação, continuou a noite com a entrega dos diplomas.
O Director Nuno Cabanas leu um sentido discurso e entregou a cada aluno o seu, bem merecido, diploma. A seguir, a Inês, da Comissão dos Estudantes, falou um pouco e agradeceu o apoio e carinho que os alunos receberam durante os anos de carreira de escola na Sarrazola. Depois, a Profª Ana Bernardo recebeu um lindo ramo de flores em conjunto com algumas palavras vindas directamente do coração das suas alunas, que foram guiadas e abraçadas por ela durante os vários anos na EB 2,3. 
Com as emoções de felicidade e ao mesmo tempo saudades adiantadas, todos os pais, alunos e professores, se dirigiram para o bar da escola.
Aqui, a noite continuou com um jantar que foi muito bem servido, pelos alunos da vizinha EPAV (Escola Profissional Alda Vasconcelos). Correu tudo lindamente….
Com a barriga cheia de comida e posta a conversa em dia, seguiu a noite para o baile, no refeitório transformado em discoteca.

Foi a primeira vez… uma noite tão cheia de emoções, com concerto, entrega de diplomas, um jantar e um baile… tudo dentro da Escola da Sarrazola! Foi um grande sucesso e espero que tenha ficado como memória de “uma noite especial”, para os alunos que vão deixar o ninho da Sarrazola e vão continuar a caminhada, cada um nas suas próprias pernas com os ensinamentos e experiências da Escola da Sarrazola na mochila.

Para recordar, aqui fica o discurso do Director do Agrupamento, Prof. Nuno Cabanas:

“Exmos. Professores, funcionários, encarregados de educação e respectivas famílias, queridos alunos.

Hoje é um dia feliz!

É um momento de celebração para alunos, pais, professores e funcionários. É também um tempo de despedida. Um ciclo terminou. É um tempo de esperança. O futuro é hoje e outros desafios virão.

Esta cerimónia é o resultado da dedicação da comissão de estudantes, de muitos pais e da direcção (Dr.ª Ana Bernardo e Dr.ª Paula Subtil). A todos vós e em nome de todos os presentes, um muito obrigado!   

Terão sido certamente 5 anos de muitas alegrias e também algumas tristezas, mas tenho a esperança que levem convosco muita saudade.

Este grupo de alunos é para mim muito especial. Quando com 10 aninhos entraram na escola, também eu iniciava as minhas funções como Presidente do Conselho Executivo.

Em algum sentido crescemos, portanto, juntos.

A determinação com que trabalhámos ao longo deste percurso na busca incessante de tentar fazer, sempre, melhor, permite-me ter confiança, na bagagem académica e cívica que transportam.

Depois da magnífica actuação da banda dos Bombeiros Voluntários de Colares e antes da merecida entrega dos diplomas, queria dedicar-vos quatro mensagens especialmente para pensadas para vós.  

1.O final do 9ºano é simultaneamente o início de uma das fases mais decisivas das vossas vidas.

É a partir de agora que as primeiras grandes opções serão feitas e a este propósito recordo-vos:

Dickens, Charles

“Um adulto é a pessoa que quiser ser, independentemente, da infância que teve”.

Cresçam a olhar para o futuro, não arranjem desculpas, enfrentem os problemas com coragem e elevação.

2. A democracia participativa está longe de ser um modelo de perfeição. Actualmente, pelo mediatismo crescente de alguns, estamos mais condicionados na estruturação da nossa opinião do que julgamos.

Fujam da História única. Os estereótipos são histórias incompletas. Procurem os opostos, questionem, incomodem, distingam os factos da opinião e só depois ajuízem.

No dia hoje, gostava de relembrar, José Saramago. Um indiscutível Património da Língua Portuguesa.

Com a vossa idade descobri José Saramago no livro O ano da morte de Ricardo Reis – Um livro sobre a escrita Pessoana e Lisboa. Um livro único e de qualidade em qualquer parte do mundo. Lavantado do Chão e o Memorial do Convento são livros que não devem perder. Leiam e tirem as vossas conclusões.

3. Quanto vale o passado na construção do futuro?

 “A renovação implica uma coerência com o nosso passado e deve ter uma distância segura à pressão ideológica de uma modernidade efémera”. Bento XVI

É esta a forma de resistir à vertigem do “now”. É desta forma que podemos definir a direcção certa. É esta consistência que nos permite valorizar os nossos antepassados. A renovação faz-se pela coerência com o passado e esta dir-nos-á muito daquilo que seremos no futuro.

 4. A esperança.

 Nunca percam a esperança e esta alimenta-se de sonhos. A utopia é o maior dos nossos sonhos, o verdadeiro elixir da juventude. E nesta perspectiva está ao alcance de todos.

Mas afinal o que é a utopia? E para que serve se nunca a alcançamos?

Se olharmos o mar podemos definir a linha do horizonte como sendo a utopia. Se nos tentamos aproximar, ela fugirá. Então para que serve a utopia? Para continuar a caminhar, a caminhar …

Adeus e voltem sempre que o vosso coração sentir saudades.”

 

Por    Jacqueline Abecassis  (Pres. da ASPES-Associação de Pais e Encarregados de Educação da Sarrazola)

3 comentários para “A FESTA DOS FINALISTAS”

  1. Foi de facto um dia bem intenso e cheio de emoções fortes; para os alunos que encerraram agora uma etapa da sua vida; para os pais presentes que viram emocionados os seus filhos a receber os seus diplomas; e para os professores presentes. Pela parte que me toca, fiquei muito sensibilizada pelas palavras e pelo gesto de afecto que as “minhas lindas bébés me dirigiram publicamente. Três anos de relação criam laços intensos que nos marcam a todos. Aos alunos porque reconhecem nos seus professores um guia para a vida. E aos professores, porque se preocupam em orientar e preparar os seus alunos o melhor possível. É sempre nostálgico vê-los partir e criar asas. Mas é também muito bom saber que eles cresceram connosco e que recorrerão ao nosso apoio sempre que precisarem. Porque é para isso que cá estamos. Queria salientar o imenso apoio da ASPES e, muito especialmente, desta Comissão de Estudantes liderada pela Inês Neves. Foram extraordinários e fizeram um trabalho de louvar. Da sua iniciativa e por causa das verbas que angariaram, o bar dos alunos, para o ano, estará mais acolhedor. Por isso quero agradecer a generosidade e o altruísmo da sua iniciativa e agradecer-lhes em nome de todos os alunos que cá estarão para o ano a usufruir desses equipamentos.

  2. São estes acontecimentos que marcam o percurso académico dos nossos filhos. De certeza, que ao longo das suas vidas se vão relembrar muitas vezes dessas palavras que lhes foram dirigidas. Muito obrigada!!!

  3. Foi um dia memorável! Um abraço para todos os meus alunos. Boa sorte e voltem sempre!

Enviar