Colónia de Férias da “Sarrazola”? Adorámos! (*)

Realizei pela 2ª vez consecutiva as colónias de férias organizadas pelo Agrupamento de Escolas da Região de Colares, que decorreram de 21 de Junho a 16 de Julho, divididas em 2 quinzenas e em que participaram 30 crianças em cada um dos períodos.

Para dar uma certa qualidade a este trabalho tive necessidade de integrar monitores com experiência em todas as áreas envolvidas nas actividades e pedir ajuda a duas funcionárias da Escola, sempre disponíveis e também entusiastas deste projecto, a D. Carla e a D. Luísa.

Começávamos cedo, pela manhã, com toda a gente avançando por um trilho até à Praia Grande, onde fizemos várias actividades lúdicas que incluíam, habitualmente, um banho de mar. Regressávamos da praia e almoçávamos na cantina da Escola. Durante a quinzena que durava a colónia, as partes da tarde eram ocupadas com as mais variadas actividades, onde se teve a preocupação de incluir acções culturais e desportivas (desportos radicais) mas também simplesmente lúdicas. Realizaram-se jogos de dinâmica de grupo, “rappel” e escalada na Serra de Sintra, arborismo e “slide” nas Azenhas do Mar, jogos aquáticos na Piscina dos B.V. Colares, orientação e tiro com arco e até jogos tradicionais. Houve ainda cinema e visita a Museus e a Monumentos emblemáticos da região, tendo este ano decidido levar as crianças ao Palácio de Monserrate, onde puderam descobrir espécies raras da flora local e não só. Fizemos ainda “paintball” e Surf (Praia Grande), actividades muito bem aceites por todos. Foi grande o entusiasmo quando fomos construir ninhos, actividade que culminou com a libertação de uma coruja. “Adorei a Colónia. O que gostei mais foi o slide, foi uma experiência muito radical e divertida” (Miguel, 12 anos) ou “O que eu gostei mais da Colónia foi fazer arborismo e paintball e também fazer novos amigos” (João, 8 anos) ou ainda “O mais giro foi ir para a piscina e estou a gostar muito da Colónia” (Marta, 6 anos) são algumas das opiniões escritas pelos participantes, demonstrando o grande interesse por esta actividade. Infelizmente, há sempre um grande número de crianças que ficam de fora porque, de facto, para haver qualidade e segurança neste tipo de Colónias tem de existir um número limitado de participantes. Quero concluir expressando a minha opinião e dos restantes elementos da organização porque nós também ADORÁMOS.

(*) Opinião expressa por todas as crianças envolvidas.

 

Por   David Matos  (Professor de Educação Física)

3 comentários para “Colónia de Férias da “Sarrazola”? Adorámos! (*)”

  1. Muito bom, que assim continue por muito mais tempo pois todas as pessoas envolvidas conseguem criar um calor humano fantástico.

    Parabéns e bem hajam

  2. Gostei muito! Foi muito divertido! Especialmente do Paintball e do slide. Os professores eram muito simpáticos. Quero repetir no próximo ano.

  3. Uma actividade fantástica que espero continue muitos anos. Um agradecimento aos professores responsáveis, em particular ao professor David.

Enviar