REPÚBLICA !… REPÚBLICA !…

No próximo dia 5 de Outubro, como tem vindo a ser noticiado, comemora-se o 1º Centenário da Implantação da República em Portugal.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Colares irão recuar no tempo e, em esfatefa simbólica, transportarão a sacola dos antigos ardinas, levando a notícia à população.

“REPÚBLICA!… REPÚBLICA!…”  será o seu pregão, durante a corrida que  iniciarão na Praia das Maçãs, junto à ermida mandada construir por Alfredo Keil (compositor do hino nacional “A Portuguesa”).

Da sacola irão retirando exemplares autênticos, da 1ª página do Diário de Notícias de 5 de Outubro de 1910, oferecendo-os à população, ao longo do percurso até à Escola-sede. À chegada, entregarão o “testemunho” à geração mais nova – os colegas do 1º ciclo, que completarão o percurso no recinto escolar. Continua o simbolismo da estafeta, pois a instrução do povo constituiu um dos ideais da 1ª República.

No final, será içada a bandeira, ao som do hino nacional, cantado por um coro de alunos do 2º ciclo e tocado por uma banda composta por alunos que integram diversas bandas locais (Colares, Almoçageme e Mucifal).

Na Escola-sede, ficará patente ao público a exposição “República!… República!…”.

Consulte o Cartaz das Comemorações do Centenário

Enviar