O Pão é um alimento completo? Experimentar para saber.

Os alunos do 6º ano analisaram a composição nutricional do pão, com o intuito de saber se este era um alimento completo. Finda a actividade experimental analisaram os resultados e redigiram o respectivo relatório. O melhor teve honras de ser publicado no Chão de Areia. Segue o relato do Tiago Chança, 6ºD.

No dia 8-Outubro-2010, o 6ºD fez uma experiência sobre o pão e os nutrientes que contem.

Começámos como todos os cientistas começam, com o problema:

“Será o pão um alimento completo?”


Para identificar a presença dos nutrientes no pão usámos indicadores, que são substâncias que na presença de um certo nutriente alteram a sua cor. Cada indicador reage apenas com um só nutriente. Como não tínhamos muitas condições para analisar todos os nutrientes vimos os seguintes:

Glícidos = Hidratos de Carbono, cujo o indicador é a Água Iodada

Prótidos = Proteínas, cujo o indicador é o Ácido Nítrico

Água, cujo o indicador é o Sulfato de Cobre

Começámos por pesquisar se no pão haviam Glícidos.

Para isso usámos Água Iodada (Betadine) e com cuidado deitámos três gotas numa amostra de pão. O Betadine é da cor vermelho ferrugem, mas quando colocámos as gotas no pão observámos que ficou num azul muito escuro, o que provou que o pão tem Glícidos.

A seguir pesquisámos se no pão haviam Prótidos.

Usámos o Ácido Nítrico que era incolor e com muito cuidado deitámos um pouco num tubo de ensaio e a seguir colocámos outra amostra de pão dentro do mesmo e observámos que continuou incolor. Isto significa que o pão não tem Prótidos.

Por fim pesquisámos no pão se havia Água, para tal usámos o Sulfato de Cobre, que era branco. Colocámos um pouco dentro de outro tubo de ensaio e a seguir adicionámos a última amostra de pão. Observámos que ficou azul claro provando que o pão tem Água.

A conclusão é que o pão não é um alimento completo, porque não contém Prótidos.

fim!!!!!


4 comentários para “O Pão é um alimento completo? Experimentar para saber.”

  1. OPS!
    Obrigada pela correcção.
    Os reagentes confundiram-me e prevaleceu a memória da Química estudada “a seco”, com fórmulas esborratadas a giz, no antigo quadro negro de ardósia.

  2. Só uma pequena correcção colega Deonilde. Biologia experimental 🙂

  3. Que sorte têm estes meninos… química experimental é o máximo!
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
    Nunca se sabe se, daqui a uns anos, aparece por aí algum célebre investigador que comente “a minha 1ª experiência foi na Sarrazola” 🙂

  4. Estou hiper feliz! Devagar, devagarinho avançamos. Parabéns aos alunos e obviamente, também, aos professores

Enviar