Vale a pena conhecer… Tomé de Barros Queirós

Vale a pena conhecer o homem que anunciou em Sintra a implantação da República .

Nasceu em Ílhavo, a  2 de Fevereiro de 1872, filho de modestos lavradores e veio muito cedo para Lisboa, começando a trabalhar aos 8 anos de idade como caixeiro.

Depois de uma aprendizagem como autodidacta, matriculou-se na Escola Elementar de Comércio de Lisboa.

Tornou-se militante do Partido Republicano Português e  rapidamente ascendeu a lugares cimeiros na direcção do partido.

Envolvido nas lutas operárias apoiadas pelos republicanos, foi um dos promotores da criação da Associação dos Caixeiros Nocturnos de Lisboa, ligando-se por essa via à imprensa, sendo fundador de  A Voz do Caixeiro e colaborando no periódico O Caixeiro.

Dotado de grande inteligência e jeito para os negócios, adquiriu a Casa José de Oliveira, onde era caixeiro, revelando-se um dos mais bem sucedidos comerciantes de Lisboa, o que lhe facilitou o ingresso nos círculos financeiros.

Ocupou vários cargos importantes, destacando-se o de vice-presidente da Câmara dos Deputados (designação dada na época à actual Assembleia da Repúbllica).

Tinha uma casa de férias em Sintra, onde se encontrava no dia 5 de Outubro de 1910 e coube-lhe a tarefa de aqui divulgar a notícia da implantação da República. Em homenagem, o seu nome foi dado a uma rua, no local onde existiu a sua casa.

Morreu em Lisboa, a 5 de Maio de 1925. No ano seguinte, a 28 de Maio, terminaria a 1ª República.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Um comentário para “Vale a pena conhecer… Tomé de Barros Queirós”

  1. Confesso que não conhecia! Um agradecimento ao Chão de Areia pela sua determinação na valorização cultural dos seus leitores.

Enviar