Notícias do Clube das Ciências

Clube das CiênciasOlá, nós somos os alunos que frequentam o Clube das Ciências. Nas primeiras aulas tivemos que pensar no logótipo e no nome para o nosso Clube.
Fizemos a nossa primeira experiência que foi verificar que é possível encher um balão com fermento e vinagre. Para isso, utilizamos um balão de Erlenmeyer onde colocámos vinagre e um balão de borracha no qual colocámos bicarbonato de sódio (fermento). O balão de borracha foi preso á boca do balão de Erlenmeyer, o fermento foi misturado com o vinagre dando-se uma reacção química que libertou um gás (dióxido de carbono) responsável pelo enchimento do balão.
Foi super divertido e até podem experimentar em casa.
Por: Alunos do 5ºD, 6ºC e 6ºD

2 comentários para “Notícias do Clube das Ciências”

  1. Eu gostei muito de fazer esta experiência, apesar de já ter ouvido falar dela.
    O meu grupo foi o primeiro a fazer a experiência, eu e o Tiago Fonseca, e correu bem à primeira. Depois, assim que o balão começou a encher, graças à reacção química, todos começaram a gritar “Que louco! Que louco!”. De seguida tentaram os outros. O grupo do Marco e do Diogo L. foi um “fracasso”, o balão estava roto! Quando foi para preencher a ficha de trabalho, a professora perguntou que gás se tinha formado graças à reacção, e uma das minhas hipóteses era hélio, porque era mas leve que o ar, e porque o balão enchia para cima. Mas estava errado. Era Dióxido de Carbono. Mas eu achei a experiência muito engraçada. Espero que as outras actividades experimentais sejam tão engraçadas como esta. Só falta esperar pela próxima. Vou comentar todas! Eu gosto de surpresas!

  2. A felicidade que sentimos quando vemos um sonho tornado realidade é imensa. A aposta no ensino experimental é e será sempre uma prioridade por mais obstáculos que tenhamos que ultrapassar. Vamos lá a aprender muito…é só desfrutar

Enviar