Somos Pasteleiros !


Na 6 feira, dia 29 de Outubro, fizemos  um bolo de abóbora.

Nas últimas duas semanas temos conversado e trabalhado muito sobre a importância da alimentação e sobre os alimentos que devemos comer em maior e menor quantidade. Já sabemos que os doces só podemos comer “às vezes”, em dias especiais. Como na segunda-feira é feriado, aproveitámos para fazer um bolo. Resolvemos fazer um bolo de abóbora, que nunca ninguém tinha provado, porque a abóbora na roda dos alimentos faz parte do grupo dos Hortícolas, que é um dos maiores grupos.

De manhã, chegámos todos contentes à escola, cada um de nós trazia um ingrediente. Depois foi só pôr as mãos à obra. Parecíamos pasteleiros a sério.

 Ninguém sabia fazer este bolo, então tivemos que prestar muita atenção à receita. Mas como estava feita com pictogramas foi muito fácil lê-la.

Enquanto elaborávamos o bolo aproveitámos e trabalhámos um pouco a matemática: fizemos contagens, pesagens, vimos os alimentos que havia em maior e menor quantidade…

Quando já estava tudo pronto, foi só levar ao forno!

No final, cortámos em pequenos cubos e colocámos quatro pedaços de bolo de abóbora numas lindas caixas cartão pintadas com as cores do Outono e dentro de uns sacos de papel também decorados com motivos desta estação do ano.

Antes de irmos para casa ainda tivemos tempo de fazer o registo, individual, da receita deste bolo delicioso. Se quiserem fazer, é só seguir a receita.

Experimentem! Não se vão arrepender….

Ah! Queremos ainda agradecer aos pais da Maria, (que já está no 1º ano) que nos ofereceram a abóbora . Muito Obrigado!

Pelos meninos do JI Azenhas do Mar

Enviar