Vale a pena conhecer… a Capela Sistina

A Capela Sistina (em italiano: Cappella Sistina) é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.
A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.
Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Está agora disponível uma visita 3D a esta fantástica obra:

2 comentários para “Vale a pena conhecer… a Capela Sistina”

  1. Qualquer vista 3D ficará sempre aquém da realidade. Numa época em que a a realidade virtual tende a substituir a realidade, nas viagens, no convívio social, no entretenimento, gostaria de dizer, apenas, que nada suplanta a realidade de observar in loco certas coisas que constituem património universal da cultura e da história. Se juntarem o dinheiro que não vão gastar em chamadas e sms de telemóveis, mais o telemóvel xpto que não interessa para nada a não ser para afirmação pessoal dos vaidosos, as calças da marca não sei quê e os gastos de fim-de-semana em restaurantes ou cinemas ou pipocas ou outra coisa qualquer que não interessa nem ao menino Jesus, juntarão dinheiro suficiente para várias viagens low cost que enriquecerão enormemente a vossa cultura geral e o vosso espírito. Centrem-se no essencial e ambicionem para vós projectos de vida interessantes e inspiradores. São estes os meus desejos para todos, no novo ano que está a chegar. Um dia, quando visitarem o Vaticano, a Capela Sistina, a Basílica de S. Pedro em Roma, verão com os vossos próprios olhos que tudo o que conheceram até então é verdadeiramente pálido e insignificante: as roupas de marca, os telemóveis, as férias em sítios da moda, os restaurantes e bares fashion… e renascerão para a vida tal como ela deveria ser: centrada na Paz, na Beleza e no essencial dos valores da fraternidade. Enquanto lá não chegamos, esta viagem 3D pode ser inspiradora.

  2. Muito interessante!

Enviar