Apuramento para o Campeonato do Mundo de Orientação

A escola da Sarrazola alcançou pela terceira vez em seis anos o apuramento por equipas para o Campeonato do Mundo de Desporto Escolar na modalidade de Corrida de Orientação. Somos pela terceira vez a melhor equipa de Portugal! Além deste feito absolutamente fantástico, é a quinta vez que estamos presentes contando com os atletas individuais. Um grande trabalho da nossa professora Avelina Alvarez.

 A primeira etapa de apuramento para o campeonato de Orientação do Desporto Escolar desenrolou-se em Brasfemes, Coimbra. Num dia de chuva torrencial, num terreno dificílimo, o arranque foi pouco famoso e na prova da manhã ficamos longe dos lugares cimeiros. Na prova vespertina, depois de limpas as lágrimas e restabelecidos os índices de confiança, a vitória das nossas atletas foi inequívoca. Foi uma demonstração de grande força interior e uma prova da imensa qualidade técnica e capacidade física das nossas atletas.

No início da competição em Coruche o apuramento estava totalmente em aberto. Na prova de sábado de distância curta, voltámos a revelar toda a nossa qualidade e ainda contámos com uma prestação de excelente qualidade da Maria Firmino que nos permitiu vencer com uma diferença pontual muito significativa. Faltava ainda uma última prova e era necessário manter a concentração em níveis elevados. Domingo, os horários das partidas remeteram as emoções para mais tarde e quando vimos chegar quatro atletas da Rivara, escola que competia pelo apuramento, em simultâneo, sem que se vislumbrar a chegada de duas das nossas atletas que tinham partido primeiro, a tensão aumentou. Os segundos pareciam minutos, era preciso que não houvesse mais nenhuma escorregadela para manter o sonho vivo, até que ao longe a Beatriz Moreira saiu da floresta com um tempo fantástico que pulverizou os de toda a concorrência. A vitória ficava agora dependente da não desclassificação dos restantes elementos da equipa. Dois minutos depois surgem com tempos modestos mas sem desclassificações a Bárbara Louro e a Mariana Soller, o apuramento estava garantido, a equipa estava fechada. A conclusão das corridas da Catarina Reis e da Maria Firmino com tempos de muito bom nível veio fechar com chave de ouro a prestação da equipa, garantindo mais uma vitória. Individualmente a Beatriz Moreira e a Maria Firmino alcançaram os dois primeiros lugares no cômputo dos dois dias de prova acrescentando ainda mais brilho à nossa prestação. Fomos a equipa mais homogénea e com três vitórias em quatro provas, consistentemente, melhores. As nossas campeãs são: Beatriz Moreira, Maria Firmino, Bárbara Louro, Mariana Soller e Catarina Reis. De destacar ainda a presença de mais dois atletas apurados pela equipa de selecção que correm pela nossa escola, o Diogo Barradas e a nossa campeã Vera Alvarez. Uma última referência para a nossa caçula, Camila Rodrigues que no escalão de infantis começa a dar provas de que o futuro está garantido.

Esforço, dedicação e glória, eis a Sarrazola!!!!

Por: Nuno Cabanas

Enviar