Concurso de Declamação de Poesia – Vencedores do 1º Ciclo

No auditório Gil Vicente, na Escola Sede do Agrupamento, decorreu a 1º parte do 4º Concurso de Declamação de Poesia, destinada aos alunos do Primeiro Ciclo.

 Tal como se previa, foi um momento poético e terno, feito à medida de meninas e meninos de palmo e meio.

O Sr. Director, Dr. Nuno Cabanas, deu início à sessão com uma nota de boas vindas e com a apresentação dos membros do júri, composto por representantes da Comunidade Escolar/Educativa e, em representação da Equipa de Apoio às Escolas, da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo o júri contou com a presença da Dr.ª Teresa Costa .

O Sr. Director foi um espectador atento e colaborante, nomeadamente no amparo de todos os pequenotes, cuja subida ao palco parecia ser a única dificuldade, já que na declamação mostraram-se exímios.

A Professora Bibliotecária, Deonilde Almeida, conduziu o concurso com carinho e afecto, anunciou os concorrentes e tentou esbater alguma ansiedade, por parte de quem esperava a sua vez de participar.

Os textos, sabidos na ponta da língua, desfilaram e deram o mote. Os gestos e as vozes encantaram. No público, Encarregados de Educação, Professores e Alunos criaram o clima ideal, apoiando e aplaudindo os participantes.

A sessão foi enriquecida pela presença, fora concurso, dos mais novinhos dos Jardins de Infância que mostraram o que valem, no que toca à declamação em coro!

Todos estavam visivelmente felizes: vivemos mais um momento único, em conjunto, na Escola. Isso mesmo foi sublinhado na intervenção final do Sr. Director que destacou, de forma muito positiva, o comportamento dos alunos de outros ciclos que se encontravam entre a audiência. Congratulou-se pelo empenho e trabalho prévios dos envolvidos que culminou com esta apresentação pública.

Aguardamos, motivados, pela 2ª parte do Concurso de Declamação de Poesia que decorrerá no próximo dia 31, segunda-feira, com a participação dos alunos dos 2º e 3º ciclos.

Obrigada a todos e felicitações aos vencedores:

                    1º Ano – Laura Lopes  (EB1 de Almoçageme)

                    2º ano – João Martins  (EB1 de Mucifal)

                    3º Ano – Áron Pinto (EB1 de Mucifal- turma A)

                    4º Ano – Mafalda Sousa  (EB1 de Galamares)

 

Por  Margarida Lima  (Professora Coorden. da Equipa de Articulação Vertical de L.P. e Presidente do Júri do Concurso)

Nota do editor – as imagens serão publicadas o mais brevemente possível

7 comentários para “Concurso de Declamação de Poesia – Vencedores do 1º Ciclo”

  1. Eu fiquei em segundo lugar. Pelo menos é razoável!!!(h)

  2. Parabéns a todos… À escola por proporcionar mais uma vez uma iniciativa deste género… Aos alunos, professores, auxiliares, pais, familiares e amigos por apoiarem este evento… Aos vencedores e aos participantes. Um beijinho especial para a Laura da escola de Almoçageme, que foi a vencedora do 1.º ano. Muitos miminhos para os meninos e meninas do Jardim de Infância de Almoçageme que estiveram maravilhosos!!! Por último e mais importante um abraço do tamanho do mundo para o meu filhote Miguel Reis que declamou Pintas e Cores, de Raquel Delgado. Foi bom ouvir-te no auditório e foi ainda melhor ouvir-te nos vários dias que antecederam o concurso. Espero meu amor que este tipo de actividade, em que tiveste a honra de participar pelo 2.º ano consecutivo, te dê o gosto pelas letras e o respeito pelos seus autores.
    A mãe que te adora :o)

  3. Mais um grande contributo para promover o gosto pela língua Portuguesa. Parabéns a todos os alunos presentes e a todos os outros que se empenharam e se dedicaram de corpo e alma a esta actividade. Parabéns aos professores por todo o trabalho de preparação, acompanhamento e produto final alcançado. Parabéns a todas as famílias que apoiam e acompanham a vida escolar dos filhos e por fim, um agradecimento muito especial à equipa da Biblioteca, que transformam estes concursos em momentos de magia e encanto.

  4. Parabéns a todos os participantes e em especial para a Beatriz que representou a nossa turminha!
    Muitos parabéns também para a Mafalda do 4.º ano!!!

  5. Quero dar os parabéns por mais uma iniciativa que incentiva os alunos a ler e a gostar de poesia, desde tenra idade. Felicito todos os participantes e também os pais e professores que os acompanharam.
    Dou uns Parabéns especiais ao João Pedro Martins, porque representou a turma do meu filhote.

  6. Estavam todos muito bem. Parabéns a todos os participantes e uma felicitação especial aos vencedores. Também estão de parabéns as professoras e os aluno da escola do Mucifal pois conseguiram dois primeiros lugares..

  7. Venho felicitar todos os participantes, dar os parabéns aos vencedores, e deixar um beijinhos especial ao João Martins do Mucifal, “boa puto, um beijinho da tia”

Enviar