Escola Electrão

Na 3ª feira passada chegou ao fim o período de recolha dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), no âmbito da nossa participação no concurso Escola Electrão. Os objectivos da nossa participação neste concurso passavam pela sensibilização da comunidade escolar para a existência de soluções para os REEE que, invariávelmente, geramos nas nossas casas. Por informar que é importante fazer o devido encaminhamento destes resíduos, por forma a evitar a sobrecarga dos aterros municipais com material que ainda poderá ter bastante utilidade. Evitar a deposição clandestina destes resíduos à beira da estrada ou nas matas do nosso concelho, que colocam sérias ameaças à biodiversidade aí existente. Contribuir para a redução da pressão sobre a exploração de matérias-primas, como os metais ou o petróleo, utilizados na produção de novos equipamentos, através da reciclagem dos materias usados em equipamentos que já não têm utilidade.

A quantidade de resíduos recolhidos nunca foi um objectivo nosso, foi usada apenas como um indício de que a mensagem estava a passar para a comunidade. Por isso alargámos a participação às escolas do primeiro ciclo e também por isso os alunos de AP do Eco Escolas visitaram as várias turmas da EB23 de Colares, com o objectivo de informar os colegas da importância da reciclagem do REEE.

No entanto, não podemos deixar de estar satisfeitos pela quantidade de REEE que foram entregues na escola. Foram feitas duas entregas intermédias por o espaço destinado à deposição dos REEE estar já preenchido e no último dia, muito por “culpa” do contributo das escolas primárias, a quantidade de REES foi tanta que excedeu totalmento esse espaço. Fantástico!

Resta por isso agradecer a todos os que ajudaram a passar esta mensagem:

– Aos alunos de AP Eco Escolas, por informarem e apelarem a participação dos colegas nesta iniciativa.

– Aos professores das escolas do 1º ciclo, pela fantástica mobilização dos seus alunos.

– Aos encarregados de educação, pela adesão à mensagem que os seus filhos levaram para casa e por terem participado nesta actividade de forma tão empenhada, transportando equipamentos como máquinas de lavar ou televisões.

– À Direcção do Agrupamento, por todo o apoio concedido.

– Aos funcionários da EB 23 de Colares pela instalação dos pontos electrão na EB23 Colares.

– À Junta de Freguesia de Colares por ter colaborado no transporte dos REE das escolas do 1º ciclo para a EB23 Colares.

A Escola Electrão vai agora continuar noutras escolas e nos aguardaremos pelo apuramento e divulgação da quantidade de resíduos recolhidos pela nossa escola. Podem acompanhar os resultados da escola electrão aqui ou no blog do Eco Escolas.

De hoje em diante podem depositar os vossos resíduos nos Pontos Electrão que se encontram, por exemplo, junto às grandes superfícies comerciais.

Nuno Meia-Onça

Um comentário para “Escola Electrão”

  1. Mais um trabalho de sensibilização ambiental de elevada qualidade. Um projecto em franca fase de implementação generalizada e que cada vez envolve mais membros da comunidade. Todos iremos beneficiar destas iniciativas. Parabéns a todos os professores envolvidos nesta actividade do eco-escola.

Enviar