Os alunos do 6º Ano em visita à Lisboa quinhentista

No dia 17 de Janeiro, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Língua Portuguesa, os alunos de 6º ano participaram numa visita de estudo à Torre de Belém e ao Mosteiro dos Jerónimos.

Partimos às 8h30, de autocarro, e as turmas do 6ºA e 6ºD dirigiram-se à Torre de Belém. Antes de visitarmos o monumento, tivemos tempo para comer um pequeno-almoço reforçado. Já no interior da Torre, a guia falou-nos, entre outras curiosidades, sobre a estrutura do monumento: a torre, propriamente dita, e o baluarte com a sua casamata onde, a toda a volta, se dispunha a artilharia. Ainda no seu interior, assistimos à representação da peça “Ulisses” e, no final, os alunos que pretenderam puderam pedir autógrafos aos intérpretes da peça.

Voltámos a entrar no autocarro, agora com destino ao Mosteiro dos Jerónimos, onde fizemos uma visita guiada, a animadora mostrou-nos o refeitório, a igreja, o claustro, o coro alto, etc. Nesta visita viajámos até à Lisboa do século XVI e ficámos também a conhecer um pouco mais sobre a arte Manuelina. No final da visita, as animadoras lançaram-nos um desafio, realizar um jogo para testar os nossos conhecimentos.

Quando terminámos a visita ao Mosteiro fomos a um jardim almoçar e brincar no parque. Ainda tivemos tempo para experimentar os famosos pastéis de Belém ou comprar alguma recordação. Regressámos à escola por volta das 15h30.

Na nossa opinião, com esta visita de estudo adquirimos importantes conhecimentos tanto para a disciplina de Língua Portuguesa como para a disciplina de HGP. A Torre de Belém é magnífica, parecia que estávamos a entrar num barco. No teatro “Ulisses”, conseguimos relembrar as façanhas que os marinheiros viveram na sua longa aventura de regresso à pátria. A visita ao Mosteiro dos Jerónimos foi mais longa, mas também a mais divertida. Enfim foi uma visita de estudo fantástica!

 

Por: Inês Pires e Rita Ferro (6ªA)

Um comentário para “Os alunos do 6º Ano em visita à Lisboa quinhentista”

  1. Uma visita de estudo de grande relevância. Foi certamente um dia de aulas diferente e interessante. Um abraço aos professores que ainda tem motivação e ânimo para estas aventuras. Estes meninos são uns privilegiados.

Enviar