O Agrupamento de Escolas da Região de Colares está de luto!

A professora Patrícia Costa, nossa colega e amiga, partiu para nova morada!

Não há palavras para descrever tudo o que fez por esta nossa família: a qualidade que imprimiu na relação pedagógica com os alunos, os sorrisos com que brindava todos os colegas, o profissionalismo com que encarava a profissão de professor! Bem-haja por todo o tempo, dedicação e simpatia que sempre demonstrou.

Ficámos, indubitavelmente mais pobres…

O corpo da professora Patrícia estará hoje, domingo, a partir das 16 horas, na Igreja de S. Francisco de Assis (Lisboa). O funeral será amanhã, às 14h, no cemitério do Alto de S. João. Haverá uma missa às 13h.

Os comentários a esta notícia serão uma homenagem à Patrícia e à sua família.

14 comentários para “O Agrupamento de Escolas da Região de Colares está de luto!”

  1. Quando conheci a Patrícia, senti-me como a raposa de “O Principezinho”: cativada. Gostava de tudo na Patrícia: da sua beleza serena, do seu sorriso, do seu tom de voz, dos seus modos delicados e da sua postura de sinceridade e correcção em relação à vida, às pessoas e ao trabalho. Adorava o seu sentido de humor acutilante e refinado e admirava a sua inteligência e cultura. E ela sabia-o, porque fiz questão de lho dizer muitas vezes, tal como fiz questão de lhe agradecer a forma competente, inspirada e dedicada com que ensinou literatura à minha filha, só ao alcance de quem gosta verdadeiramente do que faz. E ela gostava. Partilhava com ela muitos interesses, como as viagens e os livros e ouvia sempre com muito prazer as descrições que sobre eles fazia. Agradeço a oportunidade de a ter conhecido e lamento profundamente não ter tido consciência mais cedo da finitude desse privilégio.

    Ana Bernardo

  2. Não consigo encontrar as palavras certas para dizer esta imensa tristeza.
    Fica a saudade do teu sorriso lindo – de menina – e a marca que deixaste em mim, em cada um de nós, com o teu exemplo de vida.
    Hoje, no céu de Colares, brilha mais uma estrelinha.

  3. A Patrícia partiu. Ainda não consigo encarar a ideia de que esta situação é mesmo real! Era tão nova, tão bonita, tão generosa, tão divertida, tão responsável, tão culta, tão estóica que se foi esquecendo que o seu frágil corpo precisava de descansar. E deixou-nos com a mesma serenidade com que pautou os seus dias entre nós. Ficamos com a grande dor da sua perda, mas com a memória das marcas, todas elas boas, que deixou ao longo dos seus dias, como profissional, colega, amiga… Assim se eterniza… Gosto de pensar que em algum lugar observa , ou sente, toda esta dor e este carinho e se espanta, com a sua habitual modéstia, achando que isto tudo se calhar não era com ela. Mas é, Patrícia! Ficámos feridos com a tua ausência. Continuarás a viver no meio de nós!!!

    Um enorme abraço à família.

  4. Hoje foi sem dúvida o mais triste dos dias neste Agrupamento. Foi com um nó na garganta que vimos partir uma das nossas colegas… E pensar que há poucas semanas estavamos lado a lado em reunião. Ainda não interiorizei. A vida de uma grande mulher e profissional interrompida. Descansa em paz.
    As minhas sentidas condolências à família.

  5. É dificil vê la partir, a stôra Patricia tinha uma forma de viver a vida espectacular. Adorei tê-la como professora!! Como ela não há nenhuma !
    Descanse em paz .
    Com os melhores cumprimentos,
    Andresa Filipa

  6. Foi com grande tristeza que recebemos esta noticia em minha casa.
    A prof. Patrícia Costa foi professora da minha filha Marta nos 10º, 11º e 12º anos, neste estabelecimento de ensino.
    É das professoras que ela jamais esqueceu, quer pela sua dedicação aos alunos quer pela sua simpatia e competência profissional.
    Nesta escola, ao contrario do que muitas pessoas pensam, existem professores inesquecíveis que deixam marcas positivas nos seus alunos.
    Obrigada prof. Luísa Figueiredo pelas suas bonitas palavras. Também a senhora é uma dessas prof. que a Marta e a Inês jamais esquecerão.
    Para a família da prof. Patrícia as mais sentidas condolências da família Modesto.

  7. Foi com muita pena minha que omtem a noite recebi uma mensagem a dizer que uma professora da nossa escola tinha falecido. quando percebi que se falava da professora patricia costa, fiquei muito triste.. a professora era muito querida e simpatica. Seja ca ou la, mas que os menbros da nossa escola nunca a vao esqueçer..

  8. Pat,amiga, nem acredito que partiste!!!! Não consigo pensar como vai ser a Escola sem ti! Sei que nos iremos encontrar mais tarde, mas é injusto teres ido já!!!! Tenho a sensação de estar a viver um interminável pesadelo, não quero acreditar, não é possível teres partido!!!!! És a minha amiga Patricia, não pode ser verdade o telefonema que recebi, percebes??? Dizem que chorar alivia, mas é mentira… choro, choro e não altera em nada a minha revolta, de teres ido tão cedo, sendo tão excelente amiga, de uma generosidade imensa! Para eu me sentir assim, nem consigo imaginar o que o António e a tua mãe estão e irão passar com a tua ausência. Eterna Saudade Minha Amiga, descansa em paz.. Muitos beijinhos minha querida amiga.

  9. Nem consigo acreditar que não vou ver mais nem falar mais com a nossa DT, para mim e acredito que para a turma toda é um dia de grande tristeza.
    Os meus sentimentos para a familia e amigos.
    Já sinto saudades suas.
    Descanse em paz!

  10. A professora Patrícia nunca foi minha professora mas é uma exelente pessoa e estará sempre no nosso coração e pensamento.
    Os meus sentimentos para a família da Professora Patrícia.

  11. O nosso agrupamento Hoje ficou mais pobre, perdeu uma das suas boas conselheiras.

    A vida é uma passagem curta no meio da imensidão da eternidade,e quando é mais curta, ainda mais dolorosa é para que fica. Mas porque para mim a vida não acaba simplesmente continua na eternidade, então que nós a continuemos a ter no nosso coração esperando que ela nos continue a ajudar com todo o seu amor e alegria, o qual sempre nos transmitiu.

    Um abraço fraterno de pesar a todos quanto a amavam.

    A. Fonseca

  12. E com muita pena que recebi a noticia, que a professora Patrícia Costa tinha partido.
    Era uma grande professora.
    Os meus sentimentos para toda a família da professora

  13. Hoje perdi uma das razões por gostar de trabalhar em Colares, porque as instituições, as empresas e as escolas não são mais do que as pessoas que as compõem, que lhes dão vida e lhes dão alma. Hoje eu perdi uma das pessoas que mais estimava na Sarrazola e a escola perdeu um dos seus melhores valores, um exemplo de profissionalismo, dedicação e competência.
    Vou ter saudades de conversar contigo sobre os livros, as viagens, sobre tudo e sobre nada. Vou sentir a falta do teu sentido de humor, da tua atenção, da tua generosidade e do teu sorriso.
    Levo comigo para sempre a tua memória e a mágoa de não ter podido dizer-te adeus.

    Os meus profundos sentimentos a todos aqueles que a Patrícia trazia no coração.

  14. Este é um dia de profunda tristeza.
    Como é possível conformarmo-nos, quando constatamos a fragilidade das nossas vidas? Ainda há pouco estavas a sorrir entre nós!
    Ficarás para sempre nos nossos corações!
    Descansa em paz.

Enviar