Orientação – Desporto Escolar– 2ª e 3ª Prova do Ranking

No passado dia 22 de Janeiro, realizou-se em Sesimbra (junto ao Parque de Campismo de Valbom) a 2ª e 3ª prova de Orientação do Ranking de Escolas de Sintra, Mafra, Lisboa e Setúbal.

Nesta manhã gélida, mas cheia de calor humano dos nossos pequenos atletas, lá rumámos até Sesimbra, para as 2 etapas no mapa de Valbom. Mal chegámos, ainda dentro do autocarro (onde estava mais quentinho), começou a azáfama do equipar, distribuir as camisolas da escola, as bússolas e relembrar tempos de partida tudo isto, é claro, feito com a maior atenção e paciência da professora Avelina.

Com atenção às horas de partida lá foram os primeiros atletas fazer um bom aquecimento como indicou a professora, mas como as partidas estavam atrasadas, instalou-se um pouco a confusão, pois os mais pequeninos, também com menos experiência, não perceberam bem que têm que se regular pelo relógio da zona de partida e não pelo deles. Mas depressa tudo volta ao normal e logo de seguida começam a partir os primeiros atletas.

Ainda partiam os últimos e já começavam a chegar à meta alguns dos nossos atletas, tendo logo começado os relatos da prova, ainda muito eufóricos, pois na maioria tinha corrido bem, mas como é normal com alguns percalços pelo meio: “…estava um rapaz muito alto a tapar o ponto, eu passei por ele e não o vi…”, “ …vinha um rapaz à minha “cola” e eu tive que acelerar…”, entre outros.

Completada a 1ª etapa, houve o intervalo para o merecido almoço e um pouco de descanso.

Chegaram as 14h00 e estava na hora de partirem os primeiros atletas na 2ª etapa e desta vez não houve atrasos. A tarde manteve-se fria, embora uns raios de sol teimassem em dar um pouco de calor. Mas os nossos atletas estavam cheios de genica, a Bárbara Louro não se cansou de dizer “… hoje está-me a correr muito bem! estou cheia de energia…”. A professora Avelina ia-lhes dando algumas dicas e pedindo, acima de tudo, muita concentração.

Na zona de chegada, começavam a chegar os atletas, ao fundo da recta de chegada, os atletas passavam de um lado para o outro para o controle dos últimos pontos, quando passavam camisolas verdes, era a euforia: “…é a Maria Mira…não, é a Catarina Daniel…”, “… corre, força…”, “vem aí a Camila…boa!”, “parece que vem aí a Mafalda…não, é a Mariana Reis”. E nós, os pais da Beatriz e tios da Mafalda, que já andamos nisto há uns aninhos, estávamos um pouco ansiosos pela Mafalda (que se estreava numa prova sozinha). Diz a professora Avelina “Ai, estes tios…”.

Finalmente chegaram todos, tendo tudo corrido muito bem.

Antes de regressarmos, tirámos a foto da equipa, momento importante para o “espírito de grupo” e embora cansados e com frio, sentia-se a felicidade no ar.

Foi um prazer passarmos este dia com este grupo de jovens (por escalões): Mafalda Moreira, Isaac Brito, Bárbara Louro, Camila Rodrigues, Mariana Reis, Rita Albuquerque, Catarina Daniel, Maria Mira, Osvaldo Silva, Maria Firmino, Beatriz Moreira, Catarina Reis, Mariana Saraiva, Mariana Soller e Diogo Barradas, que, sem dúvida, souberam honrar a Nossa Escola e as suas Famílias com o seu excelente comportamento e empenhamento nas provas.

Queremos agradecer à Professora Avelina a possibilidade que nos deu para  os acompanhar e usufruir desta bela experiência, assim como todo o empenho que dedica ao grupo, sempre atenta a tudo, ajudando e exigindo de todos o devido empenho e responsabilidade. De realçar ainda o seu esforço na angariação e descoberta de novos valores para esta modalidade, conseguindo assim manter a necessária continuidade de equipas da Escola neste desporto da Natureza.

Para a Vera Alvarez, que não pôde participar nesta prova junto dos seus amigos, desejamos-lhe rápidas melhoras.

 

Por  Fernando Moreira e Paula Moreira, pais e encarregados de Educação (que com agrado deram resposta ao repto da Professora Avelina para a elaboração deste pequeno relato) 

2 comentários para “Orientação – Desporto Escolar– 2ª e 3ª Prova do Ranking”

  1. A união fará sempre a força! Um abraço.

  2. Gostaria de registar, com muito orgulho, que esta foi a primeira participação de Encarregados de Educação como repórteres do “Chão de Areia”.

    Tenho tido o privilégio e o prazer de, ao longo da minha carreira de professora, conhecer e acompanhar alunos excepcionais, bem como algumas das suas famílias. É o caso da família Moreira: as filhas, alunas talentosas e empenhadas, tanto no desporto como nos estudos; os pais, encarregados de educação atentos, participativos e interventivos q.b.

    A Orientação, desporto que conheceram através da escola, a par da música, faz parte do modo de vida desta família. A Mariana é, hoje em dia, estudante universitária de Educação Física (quase minha colega!) e uma atleta da Elite, pertencente à Selecção Nacional e ao restrito grupo da Alta Competição. A Beatriz vai iniciar agora a sua carreira internacional, através da participação nos Campeonatos do Mundo do Desporto Escolar com a equipa da escola. Os pais, “levados” pelo entusiasmo das filhas, são neste momento atletas federados deste desporto fantástico e participam regularmente nas provas no escalão de Veteranos.

    Sem dúvida, um exemplo a seguir!

    Com amizade,
    Avelina Alvarez

Enviar