Fomos armados cavaleiros !


No dia 25 de Fevereiro veio à nossa Escola um grupo de teatro, cujo nome é “Espantástico”, apresentar-nos a actividade “O Conquistador”, realizada no ginásio da nossa Escola.
Nesta actividade fizemos muitos jogos. Primeiramente, aprendemos como tratar o rei D. Afonso Henriques e depois “este” surgiu, com umas longas barbas, apresentou-se e referiu o que iríamos fazer com ele. Logo de seguida fomos à conquista de Coimbra, e depois estivemos a falar com um amigo do rei que era o seu aio, Egas Moniz. Falámos também sobre a táctica de invasão da cidade de Lisboa. Porém, um espião dos Muçulmanos estava entretanto a ouvir a nossa conversa. Então decidimos atacá-lo com grandes bolas de pano, de forma a podermos prendê-lo para que não fosse denunciar os nossos planos.
A conquista de Lisboa foi um sucesso. O próximo local para conquistar era Alcácer do Sal e o rei já tinha tentado conquistar esta terra duas vezes. Para conquistarmos Alcácer do Sal tivemos de fazer grupos. Cada grupo tinha um nome e uma função: o grupo dos batedores, que indicava o caminho aos outros grupos, o dos cavaleiros, o único que combatia, o dos navegantes, o que sabia nadar, e ainda o grupo dos conquistadores, que levava um tesouro para abrir o castelo (a chave do castelo!). Com toda esta ajuda acabámos por conquistar Alcácer do Sal.
No final de tantas aventuras e desventuras, todos nós recebemos um diploma que fez de nós cavaleiros de D. Afonso Henriques. Que grande honra! Nós gostámos imenso de conquistar estas terras e de sentir o espírito guerreiro no Portugal medieval.

Por   Fernando Carvalho (repórter do 5ºB)

Enviar