Jornalista por um dia!

No dia 14 de Março de 2011, os alunos da Oficina de Leitura e Escrita e os Jornalistas do Chão de Areia participaram numa visita de estudo ao Diário de Notícias.
De manhã, às 8h15, saímos de autocarro em direcção a Lisboa, mas tivemos de enfrentar o trânsito da IC19 durante uma hora. No caminho observámos o Aqueduto das Águas Livres, mandado construir por D. João V. Quando chegámos ao nosso destino, ao edifício do Jornal Diário de Notícias, pudemos ainda contemplar a estátua do Marquês de Pombal.
Entrámos no edifício do DN e as senhoras responsáveis emprestaram-nos os coletes que os jornalistas costumam utilizar nas suas reportagens . Depois reparámos que as paredes estavam decoradas com diferentes painéis elaborados por Almada Negreiros.
A nossa primeira actividade foi ver um pequeno filme que relatava a história do Diário de Notícias. E uma curiosidade é que o DN já existia quando a República foi implantada.
Após o visionamento do filme, uma jornalista explicou-nos como é que funcionava o jornal e a produção de notícias. Salientou que para fazer uma notícia é preciso identificar os 5Qs (o quê, quem, quando, onde e como).
Dadas as explicações, começámos a nossa actividade, a elaboração da 1ª página de um jornal. Os monitores do DN explicaram-nos o programa informático e deram-nos alguns conselhos para tornar a nossa página interessante e actual. Demorámos algum tempo, mas todos os pares conseguiram criar a sua primeira página de um jornal DN.
Já de partida, agradecemos aos monitores do jornal e, antes de entrarmos no autocarro, junto ao Parque Eduardo VII, comemos os lanches que trazíamos.
Aqui estão alguns exemplos de como ficaram alguns trabalhos, que estarão disponíveis para consulta na página da medialab do Diário de Notícias.

Por     Tiago Chança  (6ºD)

Um comentário para “Jornalista por um dia!”

  1. Uma experiência muito interessante.

Enviar