Que é feito de ti… Pedro Brás?

Há tempos, o Pedro Brás passou pela Escola, para matar saudades dos colegas, que estão agora no 9º ano.

“Que é feito de ti?”, foi a pergunta com que nos ocorreu desafiá-lo. Aqui fica a resposta que nos enviou:

O ciclismo começou a nascer em mim, quando o meu tio me convidava para ir dar umas voltas, mas eram poucas as vezes que ia.

Quando entrei para o 5º ano, na Escola EB 2,3 de Colares, inscrevi-me no Clube Aventura e Risco e foi nessa altura que comecei a andar mais vezes de bicicleta. Durante três anos desenvolvi muito as minhas capacidades, a nível desportivo, devido às actividades das 4ªas Feiras, organizadas pelo professor António Miranda.

Em 2008, o Sr. João Oliveira (funcionário da Escola) acompanhava-nos várias vezes nos passeios de BTT do Clube Aventura e Risco, viu as minhas capacidades e convidou-me e entrar na equipa do Sport União Colarense, onde ele corre. Comecei a participar em provas, não sendo ainda federado, mas era mais para ganhar experiência na modalidade. No ano de 2009, já praticava BTT federado mas, nesse ano, não levei a modalidade muito a sério, pois ainda estava na fase de aprendizagem.

No ano seguinte, foi mesmo a sério! Fiquei a saber como as coisas funcionavam, mas tive treinos demasiado puxados para a minha idade pois, na altura, não tinha treinador. Metia na cabeça que tinha de ir treinar com os mais velhos e chegávamos a fazer, muitas vezes entre 100 e 120 km por semana, tinha eu 13/14 anos.

No ano passado (2010), comecei a levar o ciclismo 100% a sério. Já tinha um treinador “à maneira” e muito bom. A minha vida, nesse ano, foi muito complicada – treinos duros, namorada, estudar e, em 3 de Abril, morre o meu avô e as coisas complicaram-se. Nessa altura, estive para entrar na Selecção Nacional de BTT, mas não andava com cabeça. Então, comecei a dizer a mim mesmo que não podia ser assim, e foi aí que passei a levar o treino com rigor. Se não fosse o meu treinador Carlos Sousa a colocar-me no topo do ciclismo, não estaria onde estou.

No mês de Junho, recebi uma carta de candidatura à Selecção Nacional de Pista. Fiquei bastante interessado e, aos 1ºs testes, éramos 41 atletas, dos quais passaram 20. Aos 2ºs testes, passado um mês, recebi um telefonema do Seleccionador de Pista, a dizer que tinha entrado para a Selecção. Eu nem queria acreditar! Pensava que era um sonho mas não – era mesmo a realidade.

Comecei a modalidade ao mesmo tempo que a Escola. Na Selecção de Pista somos 8 atletas. No primeiro dia de aulas, todos os alunos nos olhavam de lado, mas lá nos habituámos.

A minha vida agora é, às vezes, levantar às 6h da manhã para ir treinar, depois ir para as aulas, que começam às 8.30h e terminam às 17h. Às 17.30h vamos treinar novamente e fazemos 2.30h a 3.00h de treino. Jantamos pelas 21h, na Escola que frequento – a Escola Secundária da Anadia. O Director, Dr. Luís Santos, apoia-nos muito e faz de tudo para que nos sintamos bem na Escola.

Para mim, o pior de tudo é mesmo a distância de casa. Custou-me imenso deixar a família, namorada e amigos mas, para uma vida melhor, teve de ser.

Este ano já participámos numa prova em Espanha e, em Julho, teremos o Campeonato Europeu, cá em Portugal, no Velódromo Nacional de Sangalhos. Em Agosto temos mais um objectivo – ir ao Campeonato do Mundo, em Moscovo.

Pode custar-me imenso ter seguido esta vida, mas oportunidade como esta não terei mais nenhuma. Obrigado a todos os que me apoiaram!

 

Por   Pedro Brás

4 comentários para “Que é feito de ti… Pedro Brás?”

  1. Fico muito contente com o rumo da tua vida. Espero que concretizes o teu sonho na plenitude.

    Muitas felicidades e beijinhos

  2. Amigo Pedro, fico a pensar que vale e valeu a pena todas as horas que levei a organizar as actividades do Clube Aventura em que tive o prazer de contar com a tua participação e colaboração. Conheço-te desde os 6 anos, sempre foste maroto, brincalhão e, principalmente, um bom rapaz, sempre pronto para ajudar e para uma boa aventura.
    Vou continuar de olho em ti à espera que venhas a ser um grande ciclista, pois já és um grande rapaz.
    Grande abraço

  3. Parabéns, Pedro!
    Muitas felicidades!

  4. Muito bem, Pedro. Fico feliz por andares atrás do teu sonho desportivo e em paralelo te prepares o melhor possível em termos académicos. Desejo-te as maiores felicidades e regressa sempre que a saudade aperte.

Enviar