Palestra sobre os fósseis e as informações que nos transmitem

Na próxima 4ª feira, dia 4 de Maio, pelas 12:00 irá decorrer no auditório da escola EB 23 de Colares uma palestra sobre os fósseis, os seus processos de formação e a informação que transmitem, bem como sobre a geo-história de Sintra, destinada aos alunos do 7º ano de escolaridade. Esta palestra será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Marques da Silva, professor auxiliar do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Professor Doutor Carlos Marques da Silva é um comunicador de ciência de excelência, aliando aos seus vastos conhecimentos científicos, uma rara capacidade oratória, capaz de prender e apaixonar os mais distintos públicos para as temáticas da Geologia. Por estes motivos, é frequentemente convidado a realizar palestras e a colaborar em iniciativas de divulgação científica. Entre elas destaca-se a sua palestra “Darwin – Entre a Terra e o Céu”, que abriu o ciclo de conferências “Darwin – no caminho da Evolução”, promovida pela Fundação Calouste de Gulbenkian, que em 2009 assinalou o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e o 150º aniversário da publicação da sua obra “A Origem das Espécies”.

O professor C. M. Silva fez a sua formação académica na Universidade de Moscovo “M.V. Lomonossov”, obtendo o título de MSc em Geologia, com especialização em Paleontologia. Durante a sua estadia em Moscovo, trabalhou também como tradutor (russo-português) de obras de divulgação científica de Paleontologia (entre outras) e como tarefeiro na preparação de fósseis de vertebrados no Museu de Paleontologia de Moscovo, sobretudo de fósseis de dinossáurios da Mongólia. Em 1989 ingressou no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde ainda permanece, leccionando cadeiras de Paleontologia e Paleontologia Estratigráfica. Completou o seu Doutoramento em 2002, na mesma instituição de ensino superior. A sua principal área de investigação é a Paleontologia dos Invertebrados, em particular a Paleozoologia dos moluscos gastrópodes de idade miocénica e pliocénica (23 a 1,6 milhões de anos de idade) do Atlântico Norte e do Mediterrâneo e as suas aplicações à resolução de questões paleoecológicas e paleobiogeográficas.

Os professores de Ciências da Natureza pretendem, através desta palesta, proporcionar aos alunos o contacto com membros da comunidade científica, agentes de produção do conhecimento que estudam durante as aulas, esperando desta forma motivar ainda mais os alunos para o estudo e para o reconhecimento da importância da ciência como forma de estruturar o pensamento e como força motriz do desenvolvimento económico e social.

Por Nuno Meia-Onça

Fontes:

Página pessoal de CMS: http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/

Publicações de CMS: http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Cms/Cmspag/Biblioinfo.htm

Fundação Calouste Gulbenkain: http://www.gulbenkian.pt/media/files/agenda/conferencias_2008/confDARWIN01-CarlosMSilva.pdf

Enviar