Mais ler… mais saber! Feira do livro em Almoçageme

No dia 17 de Maio, realizou-se uma feira do livro nas instalações da EB1/JI de Almoçageme. É uma actividade que visa promover o gosto pelo livro e pela leitura, pois nos dias de hoje cada vez mais se dá importância à leitura, ao acesso à informação e ao conhecimento.

As práticas familiares e sociais de leitura em que as crianças participam desde muito cedo, têm um papel importante relativamente ao sentido que lhe atribuem no seu contexto de vida.

Ouvir contar histórias na infância, permite interiorizar um mundo de enredos, personagens, situações e soluções, que proporcionam às crianças um enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhe vão permitir compreender melhor e mais rapidamente as histórias escritas e os acontecimentos do seu quotidiano.

A implicação das famílias na partilha e práticas de leitura, facilita e estimula o prazer da leitura entre crianças e crianças/adultos.

Crianças expostas às experiências da leitura, são crianças que demonstram comportamentos de quem deseja vir a ler e a escrever. Aprendem que ler serve para se divertir, para dar asas à sua imaginação e para estabelecer ligações significativas com pessoas.

Por   Susana Sá-Ribeiro 

Um comentário para “Mais ler… mais saber! Feira do livro em Almoçageme”

  1. Uma escola sempre em alta rotação! Parabéns!

Enviar