Objecto desconhecido aterrou na nossa Biblioteca!

No dia 23 de Maio, nós, os alunos de Área de projecto “Clube das Ciências” e os colegas dos 7º anos, tivemos o prazer de ter o engenheiro astrofísico Vasco Duarte na nossa escola. De manhã, deslocamo-nos até à biblioteca escolar e entramos num planetário insuflável onde aprendemos a observar constelações e a identificá-las, as fases da Lua, a relação entre os signos e os meses do ano.

Quando saímos do planetário, fomos até ao pátio e aí tivemos o privilégio de espreitar o Sol, como nunca tínhamos observado, com a ajuda de filtros colocados nos telescópios. Assim, foi possível observar manchas e erupções solares.

À noite, foi possível observar alguns dos assuntos que tínhamos aprendido no planetário, observámos Saturno com uma das maiores luas do Sistema Solar, Titan, reconhecemos algumas das constelações mais conhecidas. A ursa maior, a ursa menor, escorpião, gémeos e dragão. Descobrimos ainda a estrela polar .

Foi ainda possível identificar a estrela azul – Vega, alguns satélites artificiais e até uma estrela mais velha que tem a cor avermelhada.

Esta noite foi especial para todos aqueles que estiveram presentes.

Nessa noite fomos para casa cheios de sono, mas também cheios de sabedoria.

Texto elaborado pelos alunos do Clube das Ciências

Um comentário para “Objecto desconhecido aterrou na nossa Biblioteca!”

  1. Uma actividade de excepcional singularidade! Um verdadeiro luxo para esta comunidade. A sensibilização para este fantástico mundo da Astronomia tem já alguns adeptos. A persistência é um grande atributo dos grandes educadores.

Enviar