Cerimónia de entrega de diplomas e prémios dos concursos 2010/2011

Na passada 3ªF, o auditório Gil Vicente (Escola-sede) encheu para mais uma cerimónia de entrega de diplomas e prémios, aos alunos do 2º/3º ciclo, vencedores dos diversos concursos e actividades realizadas ao longo do ano lectivo. Os diplomas e prémios dos vencedores do 1º ciclo foram entregues, pelo Director e pela Professora Bibliotecária, nas respectivas EB1, garantindo aos vencedores o reconhecimento e aplauso dos colegas das diversas turmas da sua escola.

A cerimónia de entrega de prémios aos alunos é um dos momentos mais marcantes da vida da escola, por permitir reconhecer, publicamente, o trabalho de qualidade desenvolvido pelos alunos em diversas áreas, no caso desta cerimónia, complementares ao mérito académico.

Sabendo, como se sabe, que a influência dos pares é central na adolescência, este reconhecimento tem também como objectivo reforçar junto dos alunos e das famílias a importância da formação integral para uma plena dimensão humana das nossas vidas. No mesmo sentido, partilhando este pequeno momento de glória dos seus educandos, muitos encarregados de educação aceitaram o convite da escola e estiveram presentes.

Acreditamos que a distinção pública destes alunos promove a edificação de um perfil de aluno alicerçado em valores humanistas, como a pluralidade cultural, a diversidade linguística, a arte nas suas múltiplas dimensões e na cidadania plena.

Aqui se reconhece, também, o excelente trabalho desenvolvido pela biblioteca, em colaboração com os diferentes ciclos de escolaridade e grupos disciplinares, enaltecendo a importância dos projetos de complemento curricular e extra-curricular na formação integral dos alunos.

Esta cerimónia realiza-se há cerca de 4 anos e, este ano, tem uma outra particularidade muito importante – tivemos o privilégio de assistir à interpretação de um texto de homenagem ao patrono da Biblioteca que, como sabemos, é Fernando Pessoa. O texto foi elaborado pelas professoras Luísa Figueiredo e Patrícia Costa e, este facto, foi um excelente pretexto para convidarmos a mãe da professora Patrícia Costa, Sr.ª D. Fernanda e o seu companheiro de viagem, o António. Foi, portanto, também uma oportunidade para falarmos um pouco de quem muito nos marcou e dignificou.

O que mais recordamos na Patrícia é a sua capacidade de aliar, a um carácter de grande serenidade e refinado sentido do humor e boa disposição, um elevado cumprimento dos seus deveres profissionais. A dedicação que dava aos seus alunos era certamente umas das suas forças motrizes. A forma como encarou a vida é um exemplo para todos pela destrinça que sempre soube fazer entre o essencial e o supérfluo. ENSINAR ERA A ESSÊNCIA.

A interpretação de um texto escrito pela Patrícia, revelando-nos uma entrevista a Fernando Pessoa, conduzida por uma jornalista do nosso jornal Chão de Areia, foi um instante mágico que nos permitiu imaginar que a morte não existe.

No auditório, a novidade deste ano foi a apresentadora – porque esta era uma festa dos alunos, a apresentação foi confiada a uma das mais jovens jornalistas do Chão de Areia, a Matilde Cruz (5ºD) que, integrando o elenco do nosso Núcleo de Teatro ( “Pé de Meia”), desempenhou na perfeição mais este papel.

Depois, para os vencedores, foi o momento ansiosamente esperado de “subir ao palco”.

A empresa “Parques de Sintra/Monte da Lua”, apadrinhando o Concurso de Escrita Criativa, seu homónimo, fez-se representar pela Drª Rita Alves, que entregou os respectivos prémios e congratulou os vencedores.

Procedeu-se à entrega de diplomas e prémios, sempre acompanhados de palmas, de muitas palmas…

Do Concurso de Declamação de Poesia, está já disponível um DVD. Nele, poderão ser recordados os textos, as prestações de todos os concorrentes e ainda as entrevistas aos vencedores de todos os anos de escolaridade, realizadas pelo Tiago Chança (6ºD), jornalista do Chão de Areia. É um trabalho de grande qualidade assumido, pelo 2º ano consecutivo, por um dos alunos dinamizadores do Clube de Informática, o Daniel Schiffart (9ºA), que este ano contou ainda com a colaboração do seu colega de turma Eduardo Mota.

Todos estão de parabéns! Os alunos que muito se empenharam, os professores que os motivaram e prepararam, as famílias que os estimularam a melhorar, a ir mais longe, permitindo revelar o melhor de cada um.

 

Por  Nuno Cabanas

Enviar