Orientação – SARRAZOLA NO MUNDIAL

Realizou-se, de 21 a 27 de Maio, na zona dos Alpes italianos de Trentino, o Campeonato do Mundo de Orientação do Desporto Escolar (ISF), para o qual a nossa escola foi apurada.

Dos trinta e cinco alunos que representaram as selecções de Portugal e das suas escolas, sete eram da Sarrazola. Foram eles a Beatriz Moreira, a Maria Firmino, a Catarina Reis, a Bárbara Louro, a Mariana Soller, a Vera Alvarez e o Diogo Barradas.

A concentração da comitiva portuguesa foi às 14h do dia 21, no aeroporto. Viajámos para Veneza, via Madrid, onde nos esperava o autocarro da organização, que nos levou para o local do evento, Fiera di Primiero, onde chegámos já de noite. Esta povoação turística, cuja época alta é por altura da neve e dos desportos de Inverno, situa-se em plenos Alpes, junto às Montanhas Dolomites.

No dia seguinte de manhã, ao acordarmos para o treino, ficámos completamente deslumbrados com a paisagem em nosso redor. As montanhas imponentes, cobertas de neve, as casas típicas, com as varandas em madeira cheias de flores, primorosamente arranjadas.

O treino realizou-se junto ao local das competições, em Val Canali, zona montanhosa de floresta alpina, grandes lagos e riachos escarpados. A navegação pelo terreno foi, obviamente, de difícil adaptação, pois os percursos são bastante diferentes daquilo a que estamos habituados. A prova de Distância Longa foi preparada na reunião técnica, a seguir ao almoço e, ao fim da tarde, decorreu a Cerimónia de Abertura, na Praça do Município, onde os alunos dos vários países desfilaram pelas ruas e onde os portugueses fizeram algum sucesso (e barulho) com as suas vuvuzelas.

A primeira prova, no dia 23, não nos correu de feição. Confirmou-se a dificuldade, para além de algum nervosismo, e a nossa equipa classificou-se na 10ª posição, muito aquém do seu valor. A lesão da Mariana também se agravou, vendo-se assim impedida de continuar a competir. Após a prova, fizemos uma análise detalhada do terreno, das opções tomadas e, tentando antecipar o que se iria passar na Prova de Distância Média, estudaram-se os aspectos a melhorar e a ter mais atenção.

O dia 24 foi de “descanso” e de passeio (Dia Cultural). De manhã, visitámos o Parque Natural Paneveggio Pale di San Martino, onde se está a reintroduzir o Veado, outrora desaparecido devido à caça. Depois, viajámos através das montanhas, subimos montes e vales, andámos em dois teleféricos até ao Planalto de Rosette (classificado pela Unesco como Património da Humanidade), a 2700m de altitude, um dos picos mais altos dos Dolomites, onde passeámos com neve acima dos joelhos, acompanhados de guias alpinos. Escusado será dizer que, no seu cume, foi “hasteada” a bandeira de… Portugal!

Na 4ª Feira foi a Prova de Distância Média. Agora sim, com todos os pormenores já afinados, os nossos alunos demonstraram a sua garra e competência, classificando-se no 4º lugar por equipas. Também a nível individual foram alcançados lugares de destaque, nomeadamente pela Beatriz (Iniciados) e pela Vera (Juvenis). Da parte da tarde, foi o Festival das Nações. A exibição dos portugueses, que se apresentaram vestidos a rigor e dançaram o “Tacão e Bico” (ensaiado na véspera), foi uma das mais animadas e aplaudidas, a par do “haka” neo-zelandês e dos “pop-stars” chineses. As nossa “saloias” foram um sucesso! Na banca de Portugal, não faltaram as queijadinhas de Sintra, gentilmente oferecidas pela Casa do Preto e que… desapareceram num ápice.

Terminada a parte competitiva, na 5ª Feira, houve lugar para o convívio entre os participantes de todo o mundo. A “Estafeta da Amizade” foi um dos pontos altos do evento. Aqui, são formadas equipas de três atletas dos vários países, aleatoriamente, que têm que se “entender”, combinando a estratégia, o percurso a efectuar por cada um, os pontos obrigatórios a “picar” em conjunto e… o “sprint” final de mãos dadas, até à meta. É um dos espectáculos mais bonitos da Orientação! Foi hilariante observar algumas das nossas alunas em “dificuldades”, tentando falar (comunicar?) com atletas chineses ou de Leste, que apenas falavam chinês ou russo… Enfim, o gesto foi mesmo tudo, e eficaz, já que os percursos foram todos cumpridos.

Ao jantar, no nosso Hotel, em vez de nos sentarmos nas habituais mesas destinadas a cada país, todos se “misturaram” de forma espontânea em alegre confraternização.

Já de noite, decorreu a Cerimónia de Encerramento, onde assistimos a um espectáculo e onde foi feita a passagem do testemunho à delegação portuguesa. O próximo Campeonato do Mundo de Orientação realizar-se-á em Portugal, no Algarve, daqui a dois anos. A Beatriz foi um dos dois alunos escolhidos para receber, de forma simbólica, a bandeira do ISF.

No regresso, houve ainda tempo para passear em Veneza, conhecer a magnífica Praça de S. Marco, observar os canais e as gôndolas, comer pizzas e gelados e fazer algumas compras.

Devido a uma tempestade em Espanha, perdemos o voo de ligação, em Madrid, onde tivemos que pernoitar. A viagem prolongou-se, assim, por mais um dia. Finalmente, quando chegámos, o cansaço e as saudades eram enormes.

A experiência foi única. Jamais esqueceremos estes dias, a beleza daquela terra, o convívio com pessoas de todo o mundo e a honra que sentimos em representar o nosso país e a nossa escola.

Já começámos a preparar as equipas para 2013!!!

Por  Avelina Alvarez

4 comentários para “Orientação – SARRAZOLA NO MUNDIAL”

  1. Que inveja!!
    Que felicidade!!
    Que orgulho!!

    Parabéns a todos!!

  2. Parabéns à ORIENTAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Ainda vou a tempo de me inscrever no clube de orientação? Confesso que fiquei um bocadinho invejosa de ver aqueles geladinhos, aquela sereníssima república de Veneza, aquelas paisagens alpinas de suster a respiração. Parabéns a todas por nos representarem tão bem cá dentro e lá fora.

    Obrigada!!

  4. Deve ter sido uma viagem de sonho e o resultado desportivo foi muito honroso! Agora vamos preparar a próxima etapa! Estamos todos muito orgulhosos das nossas meninas e do Diogo.

Enviar