Jornalistas do “Chão de Areia” no Diário de Notícias


No dia 18 de outubro, os jornalistas do Chão de Areia, do 5º ao 9º ano, fizeram uma visita de estudo ao jornal Diário de Notícias, de modo a vestirem a pele de jornalistas profissionais e elaborarem a primeira página de um jornal.
O autocarro partiu às nove horas de Colares, e a viagem até ao centro de Lisboa foi curta e agradável.
Quando chegámos ao Diário de Notícias fomos recebidos por uma jornalista que falou dos paineis, as pinturas que adornam a sala onde trabalhámos, feitos por Almada Negreiros. De seguida, fomos para um auditório onde assistimos a um breve filme sobre a história do Diário de Notícias. O filme foi bastante esclarecedor e ajudou-nos a tirar algumas dúvidas
Após o visionamento do filme, a jornalista falou sobre as características do texto jornalístico e forneceu-nos conceitos importantes para podermos construir a nossa primeira página, tais como: a manchete, a barra, o lead, o destaque fotográfico, entre outros.
Na minha opinião, elaborar uma primeira página foi relativamente simples e interessante, pois procurámos, no site do jornal, notícias adequadas e atuais e recontámo-las por palavras nossas, de modo a inseri-las na nossa primeira página.
Infelizmente não pudemos delongarmo-nos muito, o autocarro aguardava-nos, mas saímos das instalações do jornal com a nossa primeira página impressa.
A viagem de regresso foi igualmente curta, chegámos à escola às treze horas e trinta minutos.
Foi uma visita de estudo bastante divertida e informativa, espero que todos a tenham apreciado tanto quanto eu.

Texto de Inês Pires (correspondente do 7º D)

9 comentários para “Jornalistas do “Chão de Areia” no Diário de Notícias”

  1. Eu não participei mas gostava muito!!!!!

  2. O ano passado a escola também me proporcionou esta fantástica aventura no mundo do Jornal. De facto foi uma manhã bem passada em Lisboa, é bom que os alunos aproveitem estas oportunidades pois à medida que vamos crescendo vamos deixando de poder aproveitar estes deliciosos momentos. Aproveitem enquanto podem!

  3. Gostei da viagem, e estou feliz por aparecer no jornal e por ter feito a visita de estudo.APRENDI MUITA COISA NA VIAGEM.

  4. No dia 18 de outubro, fomos visitar o Medialab no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Tivemos, assim, a oportunidade de ficar a saber muito mais sobre um jornal e como se produzem as respetivas notícias. Fizemos a nossa primeira página, escolhemos as notícias que mais nos interessavam bem como as que considerámos de interesse geral.
    Na minha opinião, esta notícia foi divertida e, para além disso, uma fonte de aprendizagem.

  5. No dia 18 de outubro, nós, os jornalistas do Chão de Areia, tivemos a oportunidade de visitar o Diário de Notícias e “trabalharmos” como jornalistas.
    Ao chegarmos ao Diário de Notícias fomos muito bem recebidos. Uma jornalista falou-nos das pinturas que embelezavam a sala, realizados por Almada Negreiros. Depois fomos para outra sala, onde visionámos um filme que nos contava a história do deste jornal centenário e a jornalista mostrou-nos alguns slides sobre as características do texto jornalístico : a primeira página e as suas partes constituintes (barra, destaque fotográfico, manchete…).
    Regressámos à sala inicial onde fomos divididos em grupos de duas / três pessoas e tivemos de elaborar a primeira página de um jornal. Começámos por realizar um exercício para aplicar o que tínhamos aprendido com o visionamento dos slides, e depois fizemos a nossa primeira página.
    Despedimo-nos do Diário de Notícias e de Lisboa e regressámos à nossa escolinha.
    Adorei esta experiência e, na minha opinião, os funcionários do Diário de Notícia foram bastante simpáticos e deram-nos uma grande ajuda.

  6. A visita ao Diário de Notícias foi bastante interessante e divertida,porque criámos uma notícia e observámos a estrutura do jornal. Ficámos a saber assim como se constrói uma notícia para um jornal!
    Sentimo-nos como verdadeiros jornalistas! Obrigado aos professores que nos acompanharam nesta tarefa.

  7. Isto é muito giro, há muitas coisas importantes para ver,ler escrever e aprender

  8. Que lindo viveirinho de jornalistas !!!
    Deve ter sido uma experiência fantástica…

  9. Uma actividade muito interessante e que certamente criará hábitos de leitura nos nossos alunos.

Enviar