Visita ao Museu do Oriente

No dia catorze de dezembro, todas as turmas do 8º ano participaram numa visita de estudo a Alcântara, mais precisamente ao Museu do Oriente e à Caravela Quinhentista.

 Inicialmente, as três turmas foram divididas em dois grupos. Um destes grupos dirigiu-se, primeiro, ao Museu, onde visitou a exposição permanente do mesmo, denominada por “Testemunho da Presença Portuguesa no Oriente” e  “Deuses da Ásia”, que envolve diversos territórios como: Macau, Índia, Timor, China, Coreia , Indonésia e outros. Aí observaram-se peças de arte maravilhosas. Seguidamente, apreciaram outras salas com exposições temporárias, numa das  quais estavam expostos brinquedos tradicionais e pinturas relativas à natureza, ao quotidiano …

Enquanto um grupo visitou o museu, o outro grupo de alunos desfrutava de uma agradável peça de teatro (onde os alunos eram os protagonistas), antecedida de uma explicação sobre a vida a bordo das embarcações, com um testemunho real.

A guia lançou-nos ainda um desafio – participar numa viagem a bordo de uma caravela, fazendo um pequeno percurso pelo rio Tejo -, infelizmente teremos de aguardar até aos dezasseis anos.

 Passámos três horas interessantes e educativas!

 Fica ainda o conselho: vale a pena conhecer Alcântara e os seus monumentos!

Anna Celine, Beatriz Lopes, Renata Gonçalves e Sofia Soares (8ºB)

Enviar