“Sintra – Património Mundial da UNESCO” – o autor do projeto veio à nossa Escola

No passado dia 12 de Dezembro, o Professor Cardim Ribeiro, Arqueólogo famoso, Director do Museu de Odrinhas e investigador do Património histórico e arqueológico de Sintra, esteve entre nós para proferir uma palestra subordinada ao tema: Sintra Património Cultural.

Ele foi também o responsável pela elaboração dos vários volumes escritos sobre todo o espólio patrimonial de Sintra, que foram entregues na UNESCO e que levaram a que este organismo reconhecesse a nossa Vila e toda a paisagem envolvente como Património da Humanidade.

Este convite vem na sequência do trabalho desenvolvido na disciplina de Geografia e dirigido aos alunos do 8º ano. A todos estes alunos tinha sido proposta a realização de trabalhos sobre o Parque Natural Sintra-Cascais, na dupla vertente de património natural e cultural. Foi-lhes também pedido que investigassem a importância do mesmo em todas as suas facetas e elaborassem questões a colocar ao nosso prelector de forma a complementar a palestra com um debate vivo e interactivo. O Professor Cardim galvanizou a assistência, como é seu hábito, e mesmo sendo um conjunto de alunos muito jovens todos seguiram entusiasmados as suas palavras, as suas pequenas histórias e o fio condutor da sua palestra.

E este finalizou na mensagem mais importante de uma conferência deste tipo. Foi lançado o repto a todos os jovens alunos para assumirem a conservação e preservação de todo este património e que isso tem de ser uma responsabilidade da sua geração.

Todos os alunos das 3 turmas do 8º ano presentes na conferência perceberam que é um grande privilégio poder viver nesta região magnífica quer pela exuberância da sua vegetação e a existência de espécies únicas quer por ter um legado histórico impressionante e demonstrado pelos imensos palácios, palacetes, casas senhoriais e vestígios bem vivos da cultura romana.

A necessidade de lutarem para que tudo isto se mantenha dado que é o legado da cultura de um povo (o nosso) e para que o possam passar às gerações vindouras foi a grande conclusão da conferência.

Apesar do grupo etário destes alunos as suas opiniões no fim da palestra variaram fundamentalmente entre estas três:

muito interessante

aprendemos muito

foi a melhor palestra  que já tivemos cá na Escola

Não quero terminar sem deixar aqui o meu “Bem Haja” ao Professor Cardim.

Helena Matos (professora)

Imagens:
Palestra – professor José Maria Silva
Paisagens e monumentos – Câmara Municipal de Sintra

Um comentário para ““Sintra – Património Mundial da UNESCO” – o autor do projeto veio à nossa Escola”

  1. Um grande privilégio poder ter entre nós uma personalidade de reconhecidos méritos e qualidades. Parabéns aos professores pela iniciativa e aos alunos pelo empenho e interesse demonstrado.

Enviar