Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Queluz

No passado dia 27 de Janeiro, a nossa turma, conjuntamente com as restantes turmas do sexto ano da escola, deslocou-se numa visita de estudo ao Palácio de Queluz.

Quando a nossa turma chegou, esperava-nos um guia que nos levou à maior sala do palácio – Sala do Trono. Nesta sala o guia pediu que nos sentássemos e contou a história do palácio. Aprendemos que o palácio foi construído no século XVIII no estilo rococó e foi pensado inicialmente para ser uma residência de férias dos reis, sendo que, mais tarde, passou a ser residência dos reis. Entre outros, viveram aqui a rainha D. Maria e o infante D. João VI antes de partirem para o Brasil.

Visitámos também a Sala da Música, a Capela, o Toucador da rainha e outros aposentos. Pudemos reviver aquele período histórico graças às pequenas representações teatrais, às músicas e danças que assistimos com tanto prazer e alegria! A seguir visitámos (um pouco apressadamente!) os jardins de Malta e de Neptuno, o jardim Alameda do Lago das Medalhas e a Fonte de Neptuno.

Considerámos curioso o facto de o Jardim de Malta ser assim designado, porque D. Pedro III era Grão-Mestre da Ordem de Malta, bem como o Jardim de Neptuno ser construído sobre um reservatório de água onde existem dois lagos imponentes – o lago de Neptuno e o lago de Nereida, ambos com esculturas monumentais! O Jardim Alameda do Lago das Medalhas e a Fonte de Neptuno são constituídos por alamedas e sebes, encontrando-se aqui o maior lago dos jardins.

Por fim, queremos deixar um agradecimento especial aos nossos professores de História e Geografia de Portugal, Vanessa Gomes e Fernando Cândido, que nos proporcionaram uma manhã cultural e com História ao vivo! Assim, vale a pena aprender…!

 

Lourenço Borges e Miguel Costa (6ºD)

2 comentários para “Visita de Estudo ao Palácio Nacional de Queluz”

  1. Uma viagem no tempo de grande significado! E aqui tão perto.

  2. Realmente foi uma manhã formidável, apesar do frio que sentimos neste magnífico monumento! Fomos de autocarro com alguns professores do sexto ano, e depois de uma breve viagem, observámos com êxtase muitas salas e os jardins do Palácio. Tivemos a oportunidade de saber mais sobre este edifício e sobre os príncipes, reis e rainhas que o habitaram a partir do século XVIII. Também pudemos assistir ao quotidiano da corte de D. Maria I, a nível do vestuário, mobiliário, utensílios, músicas e danças, a partir da exploração do percurso interior do monumento e de uma animação histórica em que participámos. Quem não se lembra da criada de D. Maria a tentar vestir a roupa interior desta às escondidas…?
    Foi mesmo muito divertido e interessante, e também o que nos chamou mais à atenção foram os Jardins do Palácio e a sua elegância.

    Os jornalistas Fernando Carvalho e Júlio Magro (6ºC)

Enviar