Felicidade: Uma Atitude Perante a Vida?

Todos os homens aspiram à felicidade                                                        Aristóteles.

Como de muitas outras vivências mais profundas, todos temos uma noção pessoal sobre o que é a felicidade. No entanto, não é fácil explicar o que é, na sua plenitude, como não é fácil explicar os conceitos de «verdade», «justiça» e «solidariedade».

Normalmente, quando pensamos em felicidade, restringimo-nos aos afetos mais próximos, mas poucas vezes analisamos atentamente as suas causas: «O que é que nos faz feliz?» E também raramente colocamos a questão em termos mais profundos: «É possível que a felicidade (que vivo hoje) seja um estado permanente?»

É fácil confundir felicidade com bem-estar. Algumas pessoas tendem a interpretar mal o sentido dos bens materiais nas suas vidas, acreditando que estes lhes trarão a felicidade que antes não encontraram.

A felicidade é um conceito muito mais profundo: significa estabilidade, segurança, amor, reconhecimento, esperança. Com efeito, a felicidade não é a falta de problemas ou a ausência de dificuldades. Podemos ser felizes enfrentando uma dificuldade, porque a felicidade não é algo que esteja ausente de nós, mas sim um sentimento intrínseco ao ser humano.

Neste sentido, é muito difícil ser feliz com uma atitude de ressentimento ou de amargura perante a vida. Não se conseguirá ser feliz se estivermos obcecados por determinados bens materiais inalcançáveis ou se avaliarmos mal a nossa relação com outrem.

Neste mundo global em que vivemos, onde impera o luxo e a usura, as novas tecnologias, os telemóveis e a Internet, é fácil centrarmo-nos em nós próprios e nos nossos problemas, como é fácil esquecermos os outros. No entanto, façamos a experiência: na medida em que nos preocupamos mais com os outros e menos connosco próprios resolveremos dois problemas: o da pessoa que ajudamos e o nosso, porque a nossa vida ganha novo sentido.

Ser feliz não é um estado de ânimo momentâneo, é uma atitude constante. Ser feliz não é querer o impossível, mas sim o possível.

António Pinela, Reflexões, Junho de 2005.

A Felicidade é Uma Atitude Perante a Vida. (s.d.). EuroSophia.

Nota do editor: No atual contexto económico e social, esta abordagem à felicidade será pertinente? Será sempre pertinente? Aguardamos os comentários dos nossos leitores.

2 comentários para “Felicidade: Uma Atitude Perante a Vida?”

  1. A felicidade tal como os sonhos ocupa espaço! Mas não importa, parece que o universo tende para infinito… Mariano Costa

  2. Gostei !
    Ocorrem-me duas reflexões:
    1 ª – Regra geral, se pudessemos escolher o tamanho da nossa felicidade, decerto muitos de nós escolheriamos “o tamanho acima” – o homem é um ser tendencialmente insatisfeito
    2 ª – Li algures que “a minha felicidade está onde eu a colocar” . Se a colocar num patamar demasiado elevado (ter um Ferrari…), corro o risco de ser infeliz a vida toda!

Enviar