Passeio a Santarém

No dia 29 de junho, feriado de São Pedro, a convite do Dr. Nuno Cabanas tivemos o privilégio de ir passear até Santarém e partilhar um almoço em casa dos seus pais.

Saímos da Escola EB 2.3 de Colares por volta das 8:15 no autocarro da Junta de Freguesia de Colares. No total, fomos 16 assistentes operacionais, dos quais algumas colegas levaram os filhos e 4 professores.

Chegámos a Santarém às 10:15 e fomos visitar a parte gótica da cidade até chegarmos às Portas do Sol que faz parte do que resta do Castelo de Santarém que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros numa noite em 1147. Hoje, está transformado em jardim mas ainda se podem ver alguns torreões. Ex- libris da cidade é o miradouro, ideal para se contemplar a paisagem do Rio Tejo e da Lezíria que se perdem na distância.

Em seguida, partimos para Fazendas de Almeirim e aí partilhámos o almoço de uma variedade e fartura impressionante, claro que não pôde faltar a famosa sopa da pedra de Almeirim. Depois do almoço descansámos um pouco e lá fomos à apanha do pêssego (com alguma pena minha ainda não estava na época do figo, mas consegui comer um que
estava maduro e por sinal muito saboroso).

Por volta das 17 horas regressamos de um dia bem passado, em agradável companhia, num ambiente muito calmo e reconfortante em pleno contacto com a natureza.

P.S. Não posso esquecer de mencionar a companhia do Pluto, um cão muito simpático que guarda a herdade e que nos acompanhou ao longo do dia.

Cristina Moreira

2 comentários para “Passeio a Santarém”

  1. Bom comentário, D. Clarisse! Perfeito!
    Posso subscrevê-lo?
    🙂

  2. Foi um dia maravilhoso.
    Boa companhia, boa comida, um sítio magnífico, tudo o que é necessário para ficar registado na nossa memória para sempre

Enviar