Bem-vindos

Este ano letivo inicia-se sob o signo da mudança. Mudança na estrutura do Agrupamento, mudança na equipa de gestão, mudança no currículo, mudança de instalações das escolas de 1º ciclo, de Almoçageme e Azenhas do Mar, para o Polo Educativo, em Colares. Estas mudanças rápidas trouxeram-nos enormes desafios aos quais tivemos de responder celeremente de modo a que o ano letivo se iniciasse sem sobressaltos. Conseguimo-lo graças ao esforço de um conjunto muito significativo de membros desta comunidade educativa (docentes e funcionários) que trabalharam intensamente durante todo o período deste verão tão solarengo. A todas as “formiguinhas” que trabalharam sem visibilidade gostaria de agradecer publicamente a generosidade, o empenho e voluntarismo, muito para além do que se lhes poderia exigir. O seu contributo permitiu que houvesse absoluta tranquilidade e continuidade na mudança. Durante todo o verão todas as escolas agora reunidas sob a designação de Agrupamento Monte da Lua – D. Fernando II, Santa Maria, Colares – mantiveram equipas ativas, de professores e funcionários, interromperam férias de modo voluntário, prescindiram de dias de férias a que tinham direito. O sino tocou a rebate para enfrentar a mudança e muitos generosamente apresentaram-se de mangas arregaçadas ao trabalho. Sem remuneração, sem outro retorno a não ser o sentido do dever.

Assim, malgrado os constrangimentos que se colocam hoje às escolas públicas portuguesas (menos tempo letivo de ocupação dos alunos, redução drástica do número de professores, aumento substancial do número de alunos por turma) os nossos meninos poderão continuar a contar com a mesma oferta educativa (clubes, salas de estudo, apoios educativos) e com o mesmo padrão de qualidade que caracteriza, de forma reconhecida pelo Ministério da Educação, o serviço que prestamos.

O nosso Agrupamento de Escolas encontra-se hoje integrado numa megaestrutura  designada por Agrupamento de Escolas Monte da Lua, tal como já explicitei. Que esta designação seja, de facto, inspiradora para todos, pela carga simbólica e poética que comporta desde há tantos séculos. A sede deste novo agrupamento situa-se na Secundária de Santa Maria (onde eu estarei frequentemente) e é composto por cerca de 3800 alunos, 350 professores e cerca de 120 funcionários. Gerir esta megaestrutura constitui um enorme quebra-cabeças para uma equipa pequena de cinco elementos nomeados pelo Sr. Diretor Regional de Educação de Lisboa (Lourdes Mendonça, Presidente, Antónia Almeida, Vice-Presidente, Ana Bernardo, Clara Alves e Jorge Damásio, vogais). Esta equipa, designada por Comissão Administrativa Provisória estará em funções até à tomada de posse do/a novo/a diretor/a. Findo esse processo, que se prevê em Junho de 2013, esta CAP cessará as suas funções com a consciência do dever cumprido, pois é isso que verdadeiramente nos orienta neste momento: o sentido de dever que faz parte do código ético de todos os servidores do Estado em especial, dos dirigentes. Estabelecer formas harmoniosas de aproximação administrativa e pedagógica entre escolas mantendo estas, ao mesmo tempo, a sua autonomia (naquilo que a lei prevê) e a sua identidade é um desafio e uma tarefa nem sempre muito fácil ou bem aceite pelas comunidades. É um processo longo que se baseia no compromisso, na confiança, na cedência ao interesse coletivo, em detrimento do interesse individual, na defesa da identidade mas, também, na prossecução de pontes. Esse será o desafio de construção do novo projeto educativo. Premonitoriamente, o nosso projeto educativo, que ainda se mantém como documento de referência das nossas práticas educativas em Colares, dava ênfase a uma das tarefas mais importantes da cidadania do séc. XXI: a capacidade de adaptação e de trabalho num mundo em permanente mudança. Pois essa mudança chegou e tem produzido efeitos nem sempre fáceis ou desejáveis, tal como a sociedade portuguesa de hoje bem sabe. Mas é nestes momentos que as comunidades devem unir-se, mostrar resiliência e, sobretudo, vontade e garra para perdurar e trabalhar. É o que desejamos que aconteça nesta comunidade de Colares.

Em Colares, uma nova equipa de coordenação exercerá, por delegação de competências da CAP, a gestão diária de assuntos administrativos e pedagógicos relacionados com alunos. Alguns dias por semana estará presente também em Colares um membro da CAP. Assim, procuraremos continuar a dar uma resposta de proximidade, mantendo laços personalizados com a comunidade. Esta equipa de coordenação é liderada pela Sra. Coordenadora de Estabelecimento, Dra. Dulce Mariano, assessorada pela Dra. Paula Pinto e pela Dra. Cristina Sousa (responsável pela gestão do 1º ciclo das escolas de Colares). Também as escolas de 1º ciclo – Galamares, Mucifal, polo de Colares – apresentam novos coordenadores: Dra. Isabel Maia, Dra. Ana Paula Marques, Dr. Nuno Fernandes, respetivamente.

Com a certeza antecipada de que as nomeações feitas correspondem a um perfil de reconhecida competência e empenho na difícil missão que terão pela frente, a CAP deposita nestes profissionais toda a sua confiança. Muito gostaria que os Encarregados de Educação apoiassem e colaborassem nesse trabalho, quer em regime de voluntariado, quer secundando, em casa, a missão educativa da escola (exigindo trabalho aos seus filhos, responsabilizando-os pela apresentação de resultados escolares de qualidade, contrariando a sua frequente tendência para a desculpabilização e para a preguiça). Os tempos que vieram para ficar serão muito difíceis para as gerações mais jovens e a sua educação deverá prepará-los para um mundo de muito trabalho onde só os mais empenhados e competentes triunfarão. Exigir esforço e mérito é uma obrigação de qualquer educador: na família e na escola. Não nos desviaremos dessa obrigação e contamos com o vosso apoio. Sempre disponíveis para servir a causa pública e a educação, pela CAP e pela equipa de coordenação de Colares,

 

Ana Bernardo (vogal da CAP)

5 comentários para “Bem-vindos”

  1. Gostei muito de ler este texto. Reconheço mesmo à distância o empenho e dedicação e acredito que alguns problemas sejam difíceis de resolver. Por isso agradeço o vosso esforço e desejo um ano letivo tranquilo, com muitas e boas alegrias…
    Ainda assim e porque as críticas construtivas podem quem sabe ajudar a construir uma escola melhor peço-vos que procurem encontrar soluções para as seguintes situações:
    – A inexistência de Atividades Extra-curriculares (AEC) na primeira semana de aulas não é normal. Esta situação tem ocorrido noutros anos. Noutras escolas, as atividades funcionam desde o primeiro dia de aulas, porque é que na nossa escola isto não acontece?!
    – O valor máximo que se pode pagar pelo prolongamento do horário escolar é este ano de 130 euros. Numa escola pública em Lisboa o valor máximo deste serviço é de 75 euros. Será que o Centro Social e Paroquial de Colares não consegue apresentar outros valores?
    – A primeira aula da vida do meu filho foi Filosofia. Durante três anos teve essa disciplina, inserida como AEC no âmbito de um projeto da escola, extensível ao ensino básico. Porque é que no último ano do 1.º ciclo esta disciplina já não está contemplada?!
    – Face ao que tem acontecido com os transportes escolares sugiro que se encontre outro modelo de funcionamento. Os pais devem poder receber informação sobre os horários e locais de recolha e entrega das crianças, os nomes e contactos das pessoas responsáveis por esse serviço, entre outros dados considerados úteis, antes das aulas se iniciarem.
    – Por fim, a reunião desta semana foi longa, começou às 10h00 e terminou perto da hora do almoço, ainda assim não foi possível a ocorrência de uma visita guiada ao Pólo Educativo. Foi pena, justificava-se a apresentação pública daquele espaço.
    Obrigada pela atenção e os melhores cumprimentos!

  2. Desejo a todos os membros da CAP, coordenadores de estabelecimento, pessoal docente e não docente, alunos e encarregados de educação, um bom ano letivo 2012/2013.

    Mas tudo se fará com muito trabalho, força e acima de tudo remando na mesma direção.
    Parabéns a toda a nossa equipa de trabalho.
    Um bom ano.

  3. “MULHERES mais uma vez estão a demonstrar mesmo com os obstáculos que vos têm aparecido no dia-a-dia …JUNTAS VENCERÃO……um grande beij…” – Que o diga a Srª Merkel.

    O sexismo não tem lugar no século XXI.

  4. Venho por este meio desejar-vos tudo de bom, e da minha parte o que estiver ao meu alcance tanto a nível profissional e como enc. de educação poderão contar comigo…….. e como sabemos as MULHERES mais uma vez estão a demonstrar mesmo com os obstacúlos que vos tem aparecido no dia a dia …JUNTAS VENCERÃO……um grande beij…

  5. Desejo com toda a sinceridade aos membros da CAP e das coordenações de escola, o maior sucesso possível num cenário de imensas dificuldades. Espero que o sentido crítico e a opinião frontal e sincera sejam aproveitados para melhorar e para integrar o processo decisório.

Enviar